De mãos dadas, brasileiros são Top Ten na maratona do Mundial

Paulo Roberto e Solonei avançam para cruzar juntos a linha de chegada  / Foto: Eduardo Biscayart/CBAt

Moscou - Os brasileiros Solonei Rocha da Silva e Paulo Roberto de Almeida Paula foram bem na maratona do Campeonato Mundial de Atletismo, disputada no sábado, dia 17 de Agosto, em Moscou. 
 
Os dois correram boa parte dos 42 mil 195 metros do percurso juntos e cruzaram a linha de chegada de mãos dadas. Solonei terminou oficialmente em sexto lugar e Paulo Roberto em sétimo, com o mesmo tempo: 2:11:40 - as melhores marcas pessoais da temporada.
 
Com 70 participantes, a prova foi disputada com vento constante e sob uma temperatura de 24 graus, o que desgastou muitos corredores. A largada foi dada às 15:30 locais (08:30 no horário de Brasília) no Estádio Olímpico de Moscou, mesmo local da chegada.
 
"Temos o mesmo ritmo e um procurou ajudar o outro. Tenho mais facilidades em subidas e ele em decidas. Somos amigos, da mesma região do interior de São Paulo", comentou Paulo Roberto, que é de Irapuru, referindo-se a Solonei, que nasceu em Penápolis. "A partir do km 35, quando ainda estávamos no pelotão da frente, decidimos correr em nosso ritmo, sem importar em saber quem ganharia o ouro. O importante era completar bem a prova", prosseguiu.
 
Solonei concorda com o amigo. "O objetivo era ficar entre os 10 primeiros e conseguimos, mostrando união", lembrou o maratonista, que chegou a liderar a prova no início. "Saí na frente, mas estava no meu ritmo, sem loucura, de uma maneira confortável. Acho que estamos no caminho certo para a Olimpíada do Rio."
 
Emocionado, Paulo Roberto, oitavo colocado na Olimpíada de Londres-2012, agradeceu o apoio que recebe do Exército e da CBAt. "Estou fora de casa há 90 dias por causa do Mundial. Demos o nosso melhor. Temos de superar a cada dia os nossos limites", afirmou.
 
Já Solonei, ouro no PAN de Guadalajara-2011, disse que estava muito feliz. "Para quem era coletor de lixo em Penápolis há apenas 4 anos, só tenho de agradecer tudo de bom na minha vida. É um orgulho poder representar o Brasil", concluiu.
 
Show de Kiprotich - Campeão olímpico em Londres, Stephen Kiprotich, de Uganda, voltou a ser brilhante na maratona. Ele conseguiu quebrar o ritmo dos adversários, correu em ziguezague ainda no Parque Olímpico para atrapalhar o etíope Lelisa Desisa, ganhador da medalha de prata, e completou os 42,195 km sorrindo, mandando beijos para o público, sem deixar transparecer o desgaste da prova.
 
Kiprotich obteve a marca de 2:09:51, seguido de Desisa, com 2:10:12. O também etíope Tadese Tola terminou com o bronze, com 2:10:23.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook