Elite briga pela quebra de recorde da Meia das Cataratas

Vitória queniana no masculino em 2012 / Foto: Grampo Comunicação

São Paulo - A Meia Maratona das Cataratas ganhou novas confirmações de atletas de elite nesta reta final das inscrições. Corredores brasileiros e estrangeiros com a bagagem cheia de conquistas ratificaram a vinda para Foz do Iguaçu em busca do título da sétima edição da prova, que será disputada no dia 26 de maio, no Parque Nacional do Iguaçu.
 
A corrida tem tudo para ser a mais disputada entre todas as edições já realizadas, inclusive com a expectativa da quebra de recorde tanto na categoria masculina quanto na feminina. Além do alto nível dos atletas, a mudança na data da corrida deve ajudar no desempenho dos participantes. Antes promovida no inverno, agora a prova será no outono.
 
No masculino estão confirmados Solonei Rocha da Silva e Paulo Roberto Almeida Paula, os dois únicos representantes do Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo de Moscou que será realizado na Rússia, no mês de agosto. Ex-coletor de lixo, Solonei vem embalado com o título da Maratona de São Paulo em 2012. Já Paulo Roberto Almeida Paula venceu a 14ª Maratona de Santo Antonio, em Padova, na Itália, este ano.
 
"A minha expectativa é sempre a melhor possível. A Meia das Cataratas é uma prova excelente para buscar um ótimo resultado", afirma Solonei. "Vai ser um prazer fazer parte deste evento, que é maravilhoso, pelo clima, paisagem, recepção e principalmente pelos organizadores que sabem como poucos no Brasil tratar um atleta", completa.
 
A corrida terá ainda a participação de outros atletas de alto nível, como Giomar Pereira da Silva (campeão do Circuito Caixa 2012), Gilmar Silvestre Lopes (campeão da última Copa Brasil/Caixa de Cross Country), Fábio Ramos dos Santos (campeão da Corrida Noturna Caixa São Paulo 2012), Luiz Fernando Almeida Paula (segundo lugar na Corrida de Reis, em Brasília). 
 
Estrangeiros - A Meia Maratona das Cataratas também tem um grande número de corredores africanos inscritos. Só no masculino, cinco atletas já estão confirmados, todos dentro pelotão da elite da corrida, e dispostos a proporcionar um grande pega com os brasileiros.
 
São eles: os quenianos Mark Korir (campeão Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2011 e segundo na Meia Maratona de Madri em 2012), Edwin Kipsang Rotich (ganhador da última São Silvestre) e Joseph Kachapin Aperumoi (campeão da Meia Maratona Internacional de São Paulo em 2012), o tanzaniano Ismail Juma Gallet (campeão da Prova Rústica Tiradentes em 2013) e o etíope Fikru Abera Dadi (campeão da etapa goiana do Circuito de Corridas Caixa em 2013).