Estrela britância nega doping e corre no domingo contra campeões

Mo Farah, bicampeão olímpico e mundial / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Nos últimos dias, após a suspensão de velocistas proeminentes, como Tyson Gay e Asafa Powell, flagrados no antidoping há alguns meses, uma série de atletas vem sendo questionada sobre o uso de substâncias ilícitas. Mo Farah, bicampeão olímpico e mundial, nos 5.000 e nos 10.000 m, também rebateu acusações de doping.

"Eu sei que estou limpo e isso é o que você precisa saber. Eu trabalho duro para o que faço e o que tenho conseguido é até pouco para o trabalho árduo e sacrifícios que tenho que passar" - garantiu Mo Farah. O atleta ainda disse que passa temporadas extremamente longas treinando nas montanhas, longe de sua família, e que isso não faria sentido se ele fizesse uso de substâncias proibidas pela WADA (Agência Mundial Antidoping).

Ademais as acusações, Farah se prepara pra enfrentar outros supercampeões na segunda maior meia-maratona do mundo, a Great North Run, no Reino Unido, no domingo. 

Em uma constelação única, Farah estará competindo contra os etíopes Kenenisa Bekele e Haile Gebrselassie na corrida ponto a ponto que vai de Newcastle até South Shields. 

Juntos, o trio venceu todos as provas de 10.000 m dos Jogos Olímpicos, desde Atlanta 1996. Mesmo assim, será a primeira vez que o trio de campeões competirá em uma mesma corrida.
 
Bekele, é claro, ainda detém os recordes mundiais nos 5.000m e nos 10.000 m, que tirou de Gebrselassie. Farah é o detentor do recorde europeu dos 10.000 m.
 
Na idade de 40 anos, Haile Gebrselassie, naturalmente, carece de um pouco de velocidade em relação aos seus primeiros anos, por isso é improvável que o ex-detentor do recorde nundial de Meia Maratona conquiste a vitória no domingo.
 
No entanto, ele espera bons resultados. "Eu ainda posso competir no mais alto nível e estou ansioso para dar a ambos uma corrida. Isso é algo especial para todos. Vai ser uma competição difícil para todos nós e estou certo de que isso irá resultar em uma corrida emocionante. "