Kipsang vence em Londres e Mo Farah é 8º; brasileiros não concluem

Mo Farah não conseguiu vencer em casa nem baixar o tempo do recorde nacional / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Representantes do Quênia levaram o título no masculino e no feminino em uma das maratonas mais tradicionais do mundo, a de Londres, realizada na manhã deste domingo.

Entre os homens, o ganhador foi Wilson Kipsang. Recordista mundial com 2:03:23 (tempo alcançado em Berlim, no ano passado), em Londres neste domingo Kipsang marcou 2:04:29. No feminino, vitória de Edna Kiplagat, com 2:20:21, recorde pessoal (o anterior era 2:20:46, obtido também em Londres, em 2011).

Mo Farah, o queridinho da Inglaterra, não conseguiu subir ao pódio na sua estreia em maratonas. O campeão olímpico dos 5 e 10km terminou a prova em 8º lugar, com o tempo de 2h08min21s. O britânico também não conseguiu baixar o recorde nacional da prova, já que seu tempo ficou um minuto acima do de Steve Jones, cravado em 1985. 

Os brasileiros Marilson Gomes dos Santos e Paulo Roberto de Almeida Paula, dois dos principais maratonistas brasileiros, não concluíram a prova de 42,195 km.

Na capital britânica, onde ambos obtiveram boas performances na Olimpíada de 2012 (Marilson foi o quinto e Paulo Roberto, o oitavo), Marilson (BM&FBovespa) parou após completar a metade da prova (21 km). Já Paulo Roberto correu até o km 34.
 
A antiga maratonista Rita Borralho, agente de Paulo Roberto, acompanhou a prova. "O Paulo já estava sozinho quando parou", disse Rita. "Infelizmente não deu certo. Agora é assim, as grandes maratonas têm um bloco de corredores à frente, a buscar pelo recorde do mundo. Fica difícil acompanhar, mesmo para corredores de bom nível, como os brasileiros", explicou Rita.
 
No Brasil, de onde acompanhou a prova, o técnico de Marilson, Adauto Domingues, falou sobre os próximos passos de seu atleta. "O Marilson está bem e como não se desgastou muito, por ter corrido apenas metade da prova, ainda fará provas este ano. Vamos ver o calendário e decidir onde competir", concluiu o treinador, antigo bicampeão pan-americano dos 3.000 m com obstáculos.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook