Marílson: “Não falta nada para a Maratona do Rio ser uma Major”

O bicampeão da Maratona de Nova York, Marílson Gomes dos Santos, não poupou elogios à Maratona Caixa do Rio de Janeiro, que será realizada no próximo domingo, dia 17 de Julho / Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NETRio de Janeiro - O bicampeão da Maratona de Nova York, Marílson Gomes dos Santos, não poupou elogios à Maratona Caixa do Rio de Janeiro, que será realizada no próximo domingo, dia 17 de Julho. Padrinho da corrida de rua mais bonita do mundo, Marílson falou com a experiência de quem já correu algumas das principais provas do planeta (as chamadas Major Marathons – Nova Iorque, Londres, Boston, Chicago e Berlim).

“Não falta nada para a Maratona do Rio ser uma Major. Só tempo mesmo. ”, resumiu o atleta brasiliense, bicampeão em Nova Iorque (2006-08). “É preciso criar uma cultura de Maratona no Brasil para aumentar o número de corredores. As pessoas ainda têm medo da distância”, completa ele, que esse ano esteve em Londres e, no segundo semestre, enfrenta os 42km de Chicago.

Aos 33 anos, Marílson já soma cerca de 15 Maratonas no currículo. E dá dicas para os 20 mil atletas amadores que ocuparão a orla carioca no domingo.

“Eles são minha inspiração. Quando penso que estou sofrendo durante duas horas, lembro que tem gente correndo por três, quatro, cinco horas”, elogia, humilde, o quatro vezes medalhista pan-americano. “A vantagem de correr no Rio é a paisagem. A beleza até distrai a gente”, brinca Marílson.

Dois dias antes da largada, Marílson recomenda comer e dormir: “O atleta tem que relaxar e poupar energia, além de estocar carboidrato e se hidratar bem”, orienta. “Seja um corredor de elite ou amador, durante a prova ele tem que saber dosar o ritmo e beber em todos os pontos de água, mesmo que não esteja com sede”, ensina, lembrando que ‘ninguém chega inteiro depois de 42km’.

A entrega de kits aos atletas inscritos começo na manhã desta quinta-feira (14/7) no Museu de Arte Moderna – MAM. No local, além de loja de produtos oficiais Olympikus e dos 5o Jogos Mundiais Militares do CISM, há também teste da pisada, massagem e estande da Equipe Light “Use a Energia a Seu Favor”. A entrega vai até sábado (16/7), sempre de 9:00 às 18:00.

 

São esperados cerca de 20 mil corredores nas três provas da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro: 6 mil na Olympikus Family Run (6km), 9 mil na Meia Maratona (21km) e 5 mil na Maratona (42km). A Maratona é válida também como prova oficial dos Jogos Mundiais Militares.

Programação:

17/7 - Family Run – 6km

8h – Largada, Aterro do Flamengo

11h – Premiação

 

17/7 - Meia-Maratona – 21km

7h – Largada, Praia do Pepe/Barra

11h – Premiação (na chegada no Aterro do Flamengo)

 

17/7 - Maratona – 42km

7h30 – Largada (Praça Tim Maia, Recreio)

11h – Premiação (na chegada no Aterro do Flamengo)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook