Brasileiros vão atrás de índice da Maratona no Japão

Paulo Roberto em Londres / Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Japão - Os gêmeos Paulo Roberto e Luiz Fernando de Almeida Paula participam na madrugada de domingo, dia 3 de Março, no horário de Brasília, da 68ª edição da Maratona de Lake Biwa, na cidade de Otsu, no Japão. O objetivo dos dois corredores paulistas é completar o percurso de 42,195 km em menos de 2:13:44, o índice CBAt para o Mundial de Moscou, na Rússia, em agosto.
 
Oitavo colocado na maratona da Olimpíada de Londres, Paulo Roberto é convidado da organização. Ele obteve no ano passado a marca de 2:10:23 na conquista da medalha de bronze na Maratona de Pádova, na Itália. A corrida de Otsu, cidade próxima a Osaka, serve para a formação da seleção japonesa para o Campeonato Mundial. Entre as atrações da prova estão os quenianos Vincent Kipruto e Peter Cheruiyot Kirui, que têm 2:05:13 e 2:06:31, como melhores resultados pessoais, respectivamente. "É uma prova forte e o frio pode atrapalhar um pouco. Espero fazer uma boa corrida", comentou Paulo Roberto, que está no Japão desde segunda-feira 25. A previsão de clima para domingo é de dia nublado, com temperatura em torno dos 9 graus. Por causa do frio, aliás, a largada da prova está marcada para 12:30 no horário japonês (00:30 em Brasília). Os corredores começam e terminam o percurso no Estádio de Ojiyama.
 
Luta pelo índice - Paulo Roberto e Luiz Fernando abrem a luta pelo índice na maratona em 2013. Muitos outros brasileiros tentarão correr a distância abaixo da marca mínima até o próximo dia 5 de maio, quanto termina o prazo estipulado pela CBAt na especialidade.
Solonei Rocha da Silva, campeão pan-americano em Guadalajara, por exemplo, disputa no dia 17 de março a Maratona de Seul, na Coreia do Sul. No dia 7 de abril, em Milão, na Itália, é a vez de Giovani dos Santos e de Flávio Guimarães buscarem o índice.
 
Já Cruz Nonata da Silva, que desistiu do Mundial de Cross Country da Polônia, corre a Maratona de Viena, na Áustria, no dia 14 de abril, assim como Sérgio Celestino e Michele Chagas. Cruz disputa antes a Meia Maratona de Lisboa, no dia 24 de março. Adriana Aparecida da Silva, ouro no PAN 2011 e representante brasileira na Olimpíada 2012, está confirmada na Maratona de Londres, no dia 21 de abril. Antes, ela corre na Meia Maratona de Nova York, no dia 17 de março. 
 
Na Argentina - Os gêmeos Gilmar e Gilberto Silvestre Lopes disputam neste sábado 2 a prova dos 10 km de Cipolletti, na Patagônia argentina. Gilmar venceu no domingo passado o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, em Concordia, também na Argentina. Outra campeã sul-americana na prova é Jéssica Ladeira, ouro na categoria juvenil.