Paul Tergat vem ao Rio para promover a Meia Maratona

O queniano Paul Tergat volta ao Brasil neste mês, agora para promover a Meia Maratona do Rio, prova que será disputada no dia 21 pela orla carioca / Foto:  Sérgio Shibuya / ZDLSão Paulo - O queniano Paul Tergat volta ao Brasil neste mês, agora para promover a Meia Maratona do Rio, prova que será disputada no dia 21 pela orla carioca. São esperados cerca de 21 mil corredores, entre eles alguns dos principais atletas brasileiros e destaques dos países africanos.

Depois de ficar uma semana, em São Paulo, no início de junho, quando divulgou a Maratona da cidade, Tergat chega ao Rio no dia 16 e cumpre uma agenda de visitas a pontos sociais e turísticos da cidade. No sábado, dia 20, ele será o padrinho da Meia Maratoninha do Rio, na pista de atletismo do estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã. O restante da agenda ainda está sendo definido.

Com 42 anos e aposentado há menos de um ano, em função de um acidente automobilístico, o queniano tornou-se um dos maiores fundistas de todos os tempos. Afinal, foi cinco vezes campeão da São Silvestre, venceu as maratonas de Berlim e Nova York e foi medalha de prata, nos 10.000m, nos Jogos Olímpicos de Atlanta/96 e Sidney/2000. Também foi recordista mundial da maratona, entre 2003 e 2007, com o tempo de 2h04min55s.

Em 2004, foi nomeado, pela Organizações das Nações Unidas (ONU), "Embaixador contra a Fome" do Programa Mundial de Alimentos (PMA), que também o beneficiou na infância pobre no Quênia. No Rio, conhecerá projetos que usam o esporte como plataforma para inclusão social, mesmo sistema utilizado pela Paul Tergat Foundation, desde 2005, em ações com crianças carentes no país africano.

"O Paul Tergat é uma lenda do atletismo. Ele faz um trabalho de divulgação do atletismo em várias partes do mundo e vai valorizar ainda mais nossa prova", ressalta Thadeus Kassabian, diretor da Yescom, organizadora do evento.

Inscrições continuam abertas - A 15ª edição da Meia Maratona do Rio de Janeiro segue com inscrições abertas. Os interessados têm até o dia 17 agosto, quatro dias antes da corrida, para garantir vaga. As inscrições custam R$ 75,00 e devem ser realizadas através do site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br .

O primeiro grupo a largar, no dia 21, é o de cadeirantes, às 8h30. Cinco minutos depois é a vez da Elite Feminina e, às 8h58, saem a Elite Masculina e os demais competidores para o percurso de 21.097m. A largada é na na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, passando por cartões postais da Cidade Maravilhosa, como as praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo.

A Meia Maratona do Rio de Janeiro é uma realização e organização da TV Globo e Yescom, com promoção e transmissão do Sportv, TV Globo Internacional, Globoesporte.com, Rádio Globo e Jornal O Globo. O patrocínio é da Caixa e da Adidas, com patrocínio especial do Fisk. O apoio é de Hcor São Paulo, Montervérgine, Gatorade, 3 Corações, Probiótica, O Globo, TAM Viagens, Rádio Globo e CBN. O apoio especial é da prefeitura e do governo do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, Aims, CBAt, Farj e Ideeia.