Quenianos chegam com força máxima à Meia das Cataratas

Dorcas Kiptarus/ Foto: Marcos Labanca São Paulo- A 6ª Meia Maratona das Cataratas — "Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná" será a edição com o maior número de corredores africanos confirmados. Ao todo, sete atletas, sendo três quenianos, dois etíopes e dois tanzanianos, compõem o pelotão da elite da corrida, que será disputada no dia 8 de julho, no Parque Nacional do Iguaçu.

Na categoria feminino, Dorcas Jepchirchir Kiptarus tenta o terceiro título seguido na Meia das Cataratas. A queniana ainda é dona do recorde da prova, com o tempo de 1h13min31s, registrado em 2011. Dorcas terá a concorrência da compatriota Paskalia Chepkorir Kipkoech, vencedora da São Silvestre de 2009 e da Prova Rústica Tiradentes, disputada em Maringá, em abril de 2012.


Entre os homens, Abraham Kiplagat, de 24 anos, é considerado uma das grandes promessas do atletismo do Quênia e vem para sua primeira Meia Maratona das Cataratas. O atleta tem no currículo o primeiro lugar na Corrida Bank Eldored e na Mimiias Track.

Etíopes — O etíope Shambel Tufa Jimma chegou em segundo lugar na Prova Rústica Tiradentes, disputada em Maringá, em abril de 2012. Em maio, ficou na terceira colocação Corrida Maria Zeferina Baldaia, em Sertãozinho, interior de São Paulo. Na mesma prova, sua compatriota Shewaye Wolde Woldemeskel conquistou a primeira colocação e quebrou o recorde. Ainda em maio, Shewaye venceu a corrida de 10 quilômetros de Contagem (MG).

Tanzânia — Em 2011, Nelson Priva Mbuya, da Tanzânia, foi segundo colocado na Corrida Pan-Americana, no Rio de Janeiro, e quinto colocado na Volta da Pampulha (MG). Este ano, venceu duas provas realizadas no Paraná: a Corrida 28 de Janeiro, em Apucarana, e a Corrida 15 de Fevereiro, em Cornélio Procópio. No feminino, a prova terá a tanzaniana Zaituni Jumanne Nkoki — terceira colocada na etapa de São José dos Campos do Circuito da Longevidade, no dia 1º de julho.

Segundo Moacir Marconi, mais conhecido como Coquinho, técnico dos africanos no Brasil, os atletas chegam dispostos a vencer a corrida. "Todos treinam na altitude e devem vir bem. Nossa expectativa é a melhor possível, inclusive porque esta edição da prova vai reunir muitos atletas fortes", prevê.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook