Quenianos vencem com recorde a Meia Maratona de Curitiba 2013

Mark Korir ficou com a vitória entre os homens / Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Curitiba - Os quenianos Mark Korir e Nancy Kipron quebraram no domingo, dia 9 de Junho, os recordes da Meia Maratona de Curitiba nas provas individuais.  Korir foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na prova masculina, com tempo de 1 hora 05 minutos e 01 segundo. Vencedora da prova para mulheres, Nancy concluiu o trajeto em 1 hora 13 minutos e 37 segundos.
 
A Meia Maratona Internacional de Curitiba foi dividida em três categorias: individual e revezamento de 21 quilômetros e caminhada de 5 quilômetros. Entre profissionais e amadores, 5 mil pessoas se inscreveram para participar da prova, que teve largada às 7 horas, em frente ao Museu Oscar Niemeyer. Esta foi a terceira edição da corrida curitibana. O frio que castigou a capital paranaense na manhã de domingo e o percurso, com algumas subidas, foram os maiores adversários para os atletas que lutaram para completar o percurso que passou pelo Centro Cívico, Ahú, Bom Retiro, Centro, Batel, Rebouças, Cristo Rei, Alto da XV, Alto da Glória e Juvevê.
 
Mark Korir ficou com a vitória entre os homens. Ele completou a prova em 1 hora 05 minutos e 01 segundo e garantiu ainda o novo recorde da Meia Maratona de Curitiba. O segundo lugar ficou com o compatriota Fikru Abera Dadi.  O paranaense José do Nascimento Souza foi o melhor brasileiro na terceira colocação. “O terceiro lugar é muito importante. Foi uma prova difícil, com um percurso de subidas e descidas, o que é bastante desgastante”, explicou.
 
Dobradinha queniana também na prova feminina. Nancy Tepkosgli Kipron venceu e Meseret Biratu ficou com a medalha de prata. Mais uma vez o terceiro lugar no pódio ficou com o Brasil. Adriana da Costa foi a primeira a completar o percurso depois das quenianas. 
 
Mas a Meia Maratona também reuniu centenas de atletas amadores, que correm por prazer e preocupação com a saúde. O corredor Nivaldo Cortelette, 73 anos estava feliz. “Consegui finalizar a prova com um tempo razoável. É isso que vale”, explicou, ao lado da esposa, a também corredora Claudete, de 53 anos.
 
Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior, a Maratona foi um exemplo de organização, com a presença de atletas de ponta.  O prefeito Gustavo Fruet prestigiou o evento e destacou o tema desta terceira edição da Maratona – o pedestrianismo cidadão. “A vida comunitária precisa ser solidária. Curitiba recebe com entusiasmo os atletas e suas equipes e se coloca como roteiro das grandes maratonas, recebendo corredores de nível internacional”, disse. O termo pedestrianismo cidadão refere-se às atividades pedestres praticadas ao ar livre, como corridas e caminhadas, de maneira consciente e responsável.
 
Confira o resultado da Meia Maratona de Curitiba 2013:
 
Masculino:
1º lugar – Mark Korir –Quênia
2º lugar – Fikru Abera Dadi – Quênia
3º lugar – José do Nascimento Souza – Brasil
4º lugar – Alisson Peres – Brasil
5º lugar – Marcos Alexandre Elias – Brasil
 
Feminino:
1º lugar – Nancy Tepkosgli Kipron – Quênia
2º lugar – Meseret Biratu – Quênia
3º lugar – Adriana da Costa – Brasil
4º lugar – Rosângela Gavinski – Brasil
5º lugar – Letícia Saltori - Brasil

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook