Recorde Mundial da Meia Maratona vale 75 mil euros em Luanda

Zersenay Tadese, da Eritreia, é o recordista mundial de Meia Maratona / Foto: Divulgação

Angola - Os organizadores da 1ª edição da Meia Maratona de Luanda estão empolgados com a possibilidade de que a prova seja palco do novo recorde mundial para a distância de 21 mil e 97 metros.  Eles estipularam um prêmio de 75 mil euros para quem conseguir bater o recorde. Depois do anúncio, atletas de várias partes do mundo devem desembarcar em Angola em busca da fortuna.
 
A prova em Angola acontece no próximo dia 1º de setembro. Domingos Castro, que faz parte da organização da corrida, acredita que os recordes mundiais daquela distância, tanto no masculino, como no feminino, podem ser batidos. "O percurso é propício. É todo o plano, do porto [de Luanda] à ponta da ilha [do Cabo]. Esperemos que o tempo nos ajude e que no dia 1 de setembro a temperatura não seja alta".
 
Entre os homens, o recorde mundial da meia maratona foi batido em Lisboa, no dia 21 de março de 2010. O eritreu Zersenay Tadese completou o percurso com o tempo de 58 minutos e 23 segundos. No feminino, o recorde pertence a queniana Mary Keitany. Ela bateu o recorde mundial no dia 18 de fevereiro de 2011 em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. A queniana completou a prova em 1 hora 05 minutos e 50 segundos. 
 
"Teremos ainda prêmios para os 10 primeiros colocados. São prêmios muito bons", garantiu Castro. Em breve, a organização deve divulgar os nomes dos atletas de ponta que vão participar na prova. Está prevista a participação de atletas de 15 países diferentes na disputa. "Neste momento já temos 20 atletas de ponta confirmados. Com contrato assinado. Em breve, vamos anunciar em uma entrevista coletiva quem irá participar. Vamos ter surpresas agradáveis", prometeu.
 
A prova, chamada Marina Baía Meia Maratona Internacional de Luanda, será anual e é organizada pela recém-criada empresa MRD Investments, da qual Domingos Castro é sócio e gerente.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook