Solonei da Silva é um dos destaques na Meia do Rio de Janeiro

Solonei da Silva fará sua estreia no Rio / Foto: Tião Moreira / MBraga Comunicação

São Paulo - Recuperar o alto do pódio e diminuir a hegemonia estrangeira. Este é o objetivo dos atletas brasileiros na XVI Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, marcada para este domingo, dia 19, a partir das 8h30, com largada na Praia de São Conrado e chegada do Aterro do Flamengo, na Cidade Maravilhosa. Para isso, o país contará com alguns de seus melhores nomes na modalidade, no masculino e feminino, prometendo um bom duelo com os estrangeiros. Uma das atrações nacionais é Solonei da Silva, vencedor da Maratona Internacional de São Paulo deste ano, que fará sua estreia na melhor e mais bela meia maratona do calendário brasileiro.
 
Natural de Penápolis (SP), o ex-gari Solonei é hoje uma das feras em maratonas. Tanto assim que venceu o Pan de Guadalajara, no México, em 2011, ano em que terminou como o segundo do ranking sul-americano, com o tempo de 2h11min32seg, marca obtida em Padova, Itália. Em 2011 ainda foi ouro nos 12 km do Sul-Americano de Cross Country, em Assunção. Mas o reconhecimento veio mesmo com a vitória na 18ª Maratona Internacional de São Paulo, com tempo de 2h12min25seg, em 2012.
 
Fazendo sua estreia na prova do Rio de Janeiro, o atleta disse que vai fazer seu melhor. "Não penso em colocação, quero apenas fazer o meu melhor. Vou para o Rio de Janeiro com essa meta e se isso significar a vitória ou quinto lugar, veremos no dia", explica. "Quero melhorar minha marca para a distância, que é de 1h04min10seg, obtida em Lisboa. Se fizer isso, estarei satisfeito.Estou bem treinado e pronto para fazer uma boa apresentação", completa.
 
Com relação ao percurso, o atleta destaca que apenas o começo, a subida na Avenida Niemayer, deve ser complicado. "Soube que o começo é mais puxado e que depois fica plano. O negócio é agüentar o começo e depois partir para sua prova, pois fica igual para todo mundo. Quem estiver preparado vai levar vantagem", destaca.
 
Os outros destaques do Brasil, que tem cinco vitórias, são Damião de Souza, terceiro colocado na Meia Maratona do Rio de Janeiro, em 2011; Laelson dos Santos, quatro colocado no ano passado; Gilmar Lopes, sétimo em 2011; José Marcio da Silva, nono; Gilberto Silvestre Lopes, décimo; Giovani dos Santos, entre outros.
 
Já entre as mulheres, que venceram pela última vez também em 2008, com Maria Severina Baldaia, as confirmadas são Cruz Nonata, terceira colocada no ano passado; Sueli Pereira da Silva, sexta colocada no ano passado e vice-campeã da Volta da Pampulha; Marily dos Santos, campeã da Maratona de Pádova nesta temporada e melhor brasileira na Maratona de São Paulo; Conceição Oliveira, campeã do Campeonato Sul-Americano de Maratona no início deste ano; Maria Zeferina Baldaia, vencedora em 2008; e Edielza Alves dos Santos, entre outras, todas com boas chances de superar as estrangeiras. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook