Ultramaratonista mineira representa o Brasil no Arrowhead 2014 nos EUA

A ultramaratonista Carla Goulart quer ser a primeira sul-americana  a completar o Arrowhead / Foto: Divulgação

Estados Unidos - A ultramaratonista  Carla Goulart está pronta para o desafio extremo do Arrowhead 2014  que será  realizado  em International Falls , na divisa dos EUA com Canadá  sob temperaturas que chegam a - 40˚ e previsões de fortes nevascas no período da prova. Depois de vencer duas vezes o Jungle Marathon no Amazonas em meio a competidores estrangeiros, vencer a 100 milhas de Portugal ela quer vencer na neve. 
 
A mineira Carla Goulart quer ser a primeira sul-americana a completar o Arrowhead, prova de 217 km, considerado o circuito de provas a pé mais duro do mundo.  A prova de ultradistância tem  135 milhas, ou 2017 KM,  deverá ser  percorrida em  limites de tempo pré determinados em 60 horas contínuas. O Arrowhead é considerada uma das provas mais extremas dos esportes radicais, onde os competidores precisam correr contra o relógio, enfrentando nevascas e ainda levando um trenó com todos os mantimentos necessários para a prova, desde água até cobertores e saco de dormir.
 
“Um desafio extra, principalmente para nós brasileiros que estamos adaptados à um clima tropical, é a temperatura. Completar esta prova representa um desafio não só pelas adversidades climáticas mas pelo extremo preparo físico e psicológico que ela impõe. E ser a primeira sul americana a completar a Arrowhead evidencia o quanto a ultramaratona como modalidade esportiva pode ganhar força, motivando novos atletas a desafios como este” revela Carla.
 
Este ano a ultramaratonista tem o patrocínio da DB Genética Suína, empresa que viabilizou o treinamento no local da prova, aumentando as chances da brasileira. “Num país onde o principal reconhecimento é pelo futebol, ter patrocínio para uma ultramaratona deste peso é algo extraordinário.Espero honrar meu patrocinador e principalmente trazer esta alegria para o meu país e para outros ultramaratonistas, incentivando e fortalecendo a prova como esporte , quem sabe um dia, olímpico” completa a ultramaratonista.
 
O Diretor Executivo do Grupo DB, patrocinador da ultramaratonista, Daniel Bruxel destaca "Apoiamos a Carla pela capacidade de resistência, perseverança e planejamento. Decidimos pelo patrocínio  porque a atleta está em busca de vencer desafios e se colocar em novos patamares, algo antes nunca experimentado. O Grupo DB compactua com essa forma de ser. Acreditamos nestes mesmos valores. A Carla vai ser o Brasil no Arrowhead" finaliza Bruxel.
 
Treino na neve - Diferente dos anos anteriores, quando precisou treinar dentro de uma camara fria para se adaptar, para esta prova Carla treinou por mais de 40 dias  no local da prova, ela foi para os EUA  no inicio de dezembro e pode fazer toda a etapa  final de treinamentos já em baixas temperaturas.  “Estou ansiosa e treinando muito para no dia 27 de janeiro  participar  dessa  ultramaratona considerada a mais dificl do mundo. No Arrowhead a corrida de 217 km, equivalente a 135 milhas, é feira em condições severas, ou seja, local deserto, com muita  neve com a temperatura  que podem chegar a  -40 graus com sensação térmica de -50 graus, é um aprova de grande dificuldade, espero somente concluir com saúde dentro do tempo estabelecido 60 horas , pois o ano passado nenhuma mulher conseguiu concluir” confessa Carla.
 
Carla Goulart foi a primeira mulher a vencer os 160 km da Serra da Estrela em Portugal. A brasileira, de 37 anos  é uma das maiores campeãs de  Trail Run,  ou provas de  ultra-distâncias,  que chegaram apenas há cerca de quatro anos, na prova "Brasil 186".  Desde então, partilha a sua vida entre a enfermagem e as provas de montanha, desertos, florestas e neve. Já participou no Brasil Ride, Jungle Marathon, Arrowhead, Patagónia Expedition, Ultra dos Anjos, entre outras. Participam da competição esquiadores, ciclistas e corredores que são levados ao limite da resistência em um ambiente hostil, de temperaturas extremas. 
 
A BAD 135 World Cup  é uma espécie de Copa do Mundo de corridas em ambientes  de máxima dificuldade já é considerada a série mais difícil do planeta é formada pelas provas BR 135 Ultramarathon (corrida nas montanhas), Badwater Ultramarathon (corrida no deserto) e Arrowhead Ultramarathon  que é a corrida na neve.  O super-desafio  BAD 135 World CUP será realizado de 17 a 19 de janeiro de 2014 em International Fall – Minnesota, EUA.
 
A bicampeã da Jungle Marathon  e campeã das 100 Milhas de Portugal a enfermeira de 37 anos Carla Goulart  já está pensando do próximo desafio no gelo “ Já estou esboçando e planejando  um novo projeto de treinamento com objetivo da Ultramaratona no Pólo Norte.  No Alasca, em uma prova de  350 milhas” revela Carla.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook