Brasil é um dos favoritos na prova de estreia do Mundial de Barcelona

Poliana treina em Barcelona / Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDAPoliana treina em Barcelona / Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA

Barcelona - A prova dos 5km feminino inicia a disputa das maratonas aquáticas no XV Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, na manhã deste sábado, 20/7, a partir das 10 horas (hora local), 5h, de Brasília. Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, ambas medalhistas mundiais e vencedoras do circuito da Copa do Mundo, são as representantes do Brasil, e competem com grandes chances.
 
Ainda neste sábado haverá a versão masculina da prova, com a presença dos brasileiros Samuel de Bona, atual campeão brasileiro da modalidade, e Luis Rogério Arapiraca. A disputa masculina começa às 13h (8h, de Brasília).
 
Ana e Poliana terão pela frente 43 adversárias, representando outros 27 países. Nomes fortes como as duas melhores da prova no último Mundial, em Xangai/2011: a suíça Swann Oberson, vencedora na China, e a francesa Aurelie Muller, segunda colocada. E ainda a prata e o bronze olímpico nos Jogos de Londres (prova de 10km), respectivamente, Haley Anderson, dos EUA, e Martina Grimaldi, da Itália.
 
Poliana passou um pouco mal ontem (qui) com problemas estomacais, mas já está bem e vai pra prova. Ana Marcela esteve presente no congresso técnico pela manhã e ainda treinou no local de competição, Moll de La Fusta. As brasileiras já sabem seus números na prova, que estarão pintados em seus corpos: Ana Marcela é a atleta nº 39, e Poliana recebeu o número 24.
 
Poliana quebrou um jejum brasileiro de 15 anos sem subir ao pódio de um Mundial de Esportes Aquáticos, quando conquistou o bronze dos 5km no Mundial de Roma/2009. No mesmo ano, ela também foi a primeira brasileira campeã do circuito internacional da Copa do Mundo, todo disputado no percurso olímpico de 10km. A paulista Poliana também tem no currículo duas medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos, sempre disputado em 10km: Rio de Janeiro/2007 e Guadalajara/2011.
 
A baiana Marcelinha é a atual campeã da Copa do Mundo, com o título de 2012, seu segundo no circuito, dois anos após o primeiro. E é ainda a atual campeã mundial dos 25km, na primeira conquista de uma brasileira em competições da FINA. De quebra, levou o bronze dos 5km no último Mundial de Maratonas realizado, na cidade canadense de Roberval, em 2010.
 
No masculino, a dificuldade será idêntica. Samuel (nº 36) e Luis Rogério (nº 6) terão pela frente nadadores de mais 34 países, num total de 54 saltadores, contando os brasileiros.
 
Os medalhistas de Xangai nos 5km estão em Barcelona, mas o medalhista de prata, o grego Spyridon Gianniotis veio apenas para a prova dos 10 mil metros. Isto também acontece com o campeão e o bronze olímpico de 2012, respectivamente, o tunisiano Oussama Mellouli e o canadense Richard Weinberger.
 
Já o campeão mundial dos 5km e vice-campeão olímpico Thomas Lurz, da Alemanha, e o russo Evgeny Drattsev, bronze na prova há dois anos em Xangai, confirmaram presença neste sábado.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook