Etiene é absolvida por tribunal e poderá disputar Olimpíadas

Etiene Medeiros / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Rio de Janeiro - A nadadora Etiene Medeiros, que estava suspensa preventivamente das competições, foi absolvida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Desportos Aquáticos. O tribunal entendeu que o uso de fenoterol não foi para se beneficiar dentro da piscina. 

"O resultado foi extraordinário, em uma situação que era ganhar ou ganhar. Qualquer suspensão que a atleta tomasse a tiraria dos Jogos Olímpicos. O julgamento foi revestido de nervosismo, como é natural em um processo dessa natureza. Mas acabou sendo produzido um conteúdo probatório de que a atleta não agiu com nenhum grau de culpa no episódio, que ela nunca teve a intenção de aumentar a performance dela", declarou Marcelo Franklin, do escritório que representou a  atleta, em resposta ao Globoesporte.com.

"E por conta disso o tribunal, por unanimidade de votos dos oito auditores, decidiu não aplicar nenhuma sanção, nenhuma penalidade, declarando a inocência dela. Hoje esla está apta a participar dos Jogos, não tem nada que impeça", emendou. 

A assessoria de imprensa da atleta afirmou que ela recebeu com serenidade e alegria a notícia, já que agora ela poderá disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016. A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) também emitiu nota sobre a absolvição.

"A CBDA vem tornar público que a nadadora Etiene Pires de Medeiros foi julgada pelo STJD da natação, em procedimento decorrente de controle antidoping realizado no dia 08 de maio de 2016, fora de competição, cuja amostra foi analisada pelo LBCD e havia acusado resultado analítico adverso para a substância Fenoterol, presente no medicamento para tratamento de asma Berotec. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em sessão de julgamento na noite de 29/06/2016, ao analisar as provas, por unanimidade de votos, decidiu que nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta, declarando assim a sua inocência", traz a nota. 
 
Agora que está absolvida, Etiene deve disputar, na Rio 2016, os 100m costas, os 50m e 100m livre. 

Veja Também: