Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco acontece em Campinas

Disputa contará com presença de atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio / Foto: DivulgaçãoDisputa contará com presença de atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio / Foto: Divulgação

São Paulo - Na próxima semana, entre os dias 01 e 05 de novembro, a cidade de Campinas receberá a principal competição nacional do Tiro com Arco. O 42º Campeonato Brasileiro e o 10º Paracampeonato Brasileiro da modalidade acontecem simultaneamente no Parque Ecológico da cidade.
 
Grandes nomes do esporte e que estiveram nos Jogos Olímpicos do Rio como Marcus D’Almeida, Daniel Xavier, Bernardo Oliveira, Ane Marcelle, Sarah Nikitin e Marina Canetta estarão na disputa que acontece no interior de São Paulo. Além disso, jovens promessa como Inaiá Rossi e Marcelo Costa Filho também estão presentes na competição.
 
Também estarão presentes atletas paralímpicos como Fabíola Dergovics, Jane Karla, Thaís Carvalho e  Andrey Muniz.
 
A competição contará com a participação de mais de 200 atletas que representarão 32 clubes do país.
 
Sistema de disputas
 
Os atletas disparam as flechas em um alvo que possui pontuação de 1 a 10 (recurvo) e de 5 a 10 (composto), de acordo com o local do alvo, sendo que o centro possuí a maior pontuação. Os alvos ficam a distância de 70 metros (recurvo) e  50 metros (composto).
 
É realizado um round classificatório (72 flechas) nas categorias arco composto e arco recurvo (feminino e masculino). Após este round é totalizada a pontuação dos atletas e montado o chaveamento para para os "combates" da próxima fase, que é eliminatória.
 
Através da pontuação dos atletas no round classificatório também são montadas as equipes e as duplas mistas. Não existe uma equipe pré-definida, esta definição acontece de acordo com a classificação de cada atleta. 
 
Participam da disputa eliminatória em duplas mistas as 16 melhores duplas ranqueadas por categoria (pode haver mais de uma dupla por clube participante).
 
Participam da disputa eliminatória por Equipes as 16 melhores equipes por categoria (pode haver mais de uma equipe por clube participante).
 
Participam da disputa eliminatória Individual os 64 melhores arqueiros em cada categoria.
 
Os Campeões Brasileiros serão os vencedores do Round Eliminatório (combates) em suas formas de disputa – Duplas Mistas, Equipes e Individual.
 
Paracampeonato
 
Os paratletas participam do mesmo Round Classificatório do 42º Campeonato Brasileiro Outdoor.
 
Participam da disputa eliminatória individual os 32 melhores arqueiros paralímpicos em cada categoria.
 
No paracampeonato não acontece a disputa por equipes, apenas as disputas individuais e duplas mistas.
 
Os Campeões Brasileiros serão os vencedores do Round Eliminatório (combates).
 
Atletas paralímpicos podem entrar para a disputa dos Rounds Eliminatórios do Campeonato Brasileiro Outdoor, desde que classifiquem-se entre os 64 melhores atletas em sua respectiva categoria.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook