Joedison "Chocolate" é derrotado mas fica com o bronze

Brasileiro havia garantido a medalha na última luta / Foto: Divulgação / COBBrasileiro havia garantido a medalha na última luta / Foto: Divulgação / COB

Toronto - O meio-médio-ligeiro Joedison Teixeira, o Chocolate, lutou com garra e determinação até o final, mas não conseguiu superar a categoria do cubano Yasnier Toledo, medalha de bronze nos Jogos de Londres 2012 e ouro no Pan Guadalajara 2011. Na luta realizada na noite desta quarta-feira (22/07), no Oshawa Sports Centre, o brasileiro foi derrotado por decisão unânime dos árbitros (3 a 0) e perdeu a chance de disputar a medalha de ouro na categoria até 64kg. Joedison, entretanto, já havia garantido a medalha de bronze, a sua primeira em Jogos Pan-americanos.  

Desde 2012, Joedison vem aprimorando seu boxe e conquistando bons resultados: venceu o Pan-americano Júnior, os Jogos Mundiais de Combate e o Festival Olímpico Pan-americano, este ano, no México. Contudo, na luta desta quarta, deu chances para Yasnier Toledo marcar seus passos e movimentos. Além disso, o cubano contou com um excelente trabalho de corner.   
 
Frustrado, Joedison confessou que o sonho era disputar a medalha de ouro. Diferentemente da decisão dos árbitros, ele considerou sua performance no ringue melhor que a do cubano.
 
"Achei que fui superior no combate, mas infelizmente não foi esta a decisão dos árbitros. Dei o meu melhor, mas agora é partir para outra", resignou-se.
 
Após quatro anos na reserva da equipe brasileira de boxe, Joedison entrou na vaga de Everton Lopes para disputar o seu primeiro Pan. Aos 21 anos (pratica o boxe desde os 10), a medalha de bronze conquistada em Toronto fez com que o pugilista vislumbrasse bons horizontes para o boxe brasileiro os Jogos Rio 2016.
 
"Esse bronze, aqui em Toronto, deu ainda mais motivação para continuar apurando minha técnica e minha habilidade. E vou, sim, buscar a medalha de ouro olímpica", prometeu Joedison, que ganhou o apelido de Chocolate por causa do lutador Kid Chocolate, uma legenda do boxe cubano dos anos 1930.
 
"O Messias Gomes, meu primeiro técnico, sempre dizia que, além da aparência, eu tinha um estilo de luta muito parecido com o do Kid Chocolate", contou Joedison, acrescentando que já procurou vídeos de Kid Chocolate na internet: "Infelizmente, só encontrei fotos", lamentou.

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook