Invictos, brasileiros avançam às oitavas do tênis de mesa

Brasileiro é sensação no Pan / Foto: Divulgação / COBBrasileiro é sensação no Pan / Foto: Divulgação / COB

Toronto - Campeã por equipes, a seleção brasileira masculina de tênis de mesa garantiu força máxima nas oitavas de final individuais dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, no Canadá. Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de julho, Hugo Calderano e Thiago Monteiro venceram seus jogos pela última rodada da primeira fase e garantiram a liderança de seus grupos.

Terceiro cabeça de chave da competição, Calderano (76º colocado do ranking mundial) passou invicto pelo grupo C ao derrotar o dominicano Isaac Vila (719º) por 4 sets a 0, parciais de 11/2, 11/5, 11/4 e 11/9. Antes, o brasileiro havia superado o norte-americano Jimmy Butler (407º), por W.O., e o chileno Felipe Olivares (311º), também por 4 a 0.
 
"Estou satisfeito com os meus jogos até agora. Estou me sentindo à vontade na mesa, tenho agora que continuar com esse mesmo nível de foco para ir jogando cada vez melhor", avaliou Calderano.
 
Já Thiago (141º), quarto favorito do torneio, bateu na última rodada do Grupo D o peruano Johan Chávez (625º) em sets diretos (11/5, 11/9, 11/7 e 11/7). Nas duas partidas anteriores, o cearense derrotou o argentino Rodrigo Gilabert (324º) – 4 a 2, de virada – e o chileno Manuel Moya (440º) – 4 a 0.
 
"Já esperava três jogos duros. Entrei bem no primeiro, me soltei muito cedo no jogo. Fez toda diferença no resultado. Contra o Gilabert, perdi o primeiro set, ele colocou uma pressão a mais em mim. Saí de uma situação difícil, que poderia ter ficado 2 a 0 para ele. Hoje, já classificado, joguei mais solto. De uma forma geral, joguei tranquilo, dei meu melhor. Agora, os rivais serão cada vez mais difíceis. Estou preparado", disse Thiago.
 
Na quinta-feira (23), o principal cabeça de chave, Gustavo Tsuboi (55º), também encerrou sua participação na primeira fase com 100% de aproveitamento. À noite, venceu o canadense Marko Medjugorac por 4 sets a 0, parciais de 11/8, 11/8, 11/5 e 11/1. Mais cedo, já havia batido o norte-americano Kanak Jha (399º), de 15 anos, por 4 a 0. Na véspera, o triunfo fora sobre o equatoriano Geovanny Coello (454º): 4 a 1.
 
Na disputa por vaga nas quartas de final, na noite desta sexta-feira, Tsuboi enfrentará o vencedor do duelo entre o porto-riquenho Daniel González e o cubano Jorge Campos. O adversário de Thiago sairá do confronto entre Brian Afanador, de Porto Rico, e Diego Rodríguez, do Peru. Já Hugo terá pela frente o norte-americano Kanak Jha ou o argentino Gastón Alto.


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook