Dilma Rousseff exalta participação brasileira no Pan de Toronto

Dilma Rousseff / Foto: Alex Ferro / Comitê Rio 2016Dilma Rousseff / Foto: Alex Ferro / Comitê Rio 2016

Rio de Janeiro - Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 27, no Palácio do Planalto, em Brasília, a presidente da República, Dilma Rousseff, exaltou a participação dos atletas brasileiros nos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Toronto 2015.
 

 No Canadá, o Time Brasil conquistou a terceira colocação geral com 141 medalhas, sendo 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, atrás dos Estados Unidos e do país anfitrião. Nos Jogos Parapan-americanos, o Brasil conquistou a primeira colocação com 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

O evento homenageou também os 10 anos do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Desde 2005 já foram concedidas um total de 43 mil bolsas. Em 2015 serão pagas 6.093 bolsas a atletas olímpicos e paralímpicos.
 
“É uma grande honra recebê-los aqui. Cumprimento a todos vocês pelos resultados em Toronto. É comovente a gente ver historias de superação, e o esporte está repleto delas. Algumas nos levam às lagrimas. São exemplos de compromisso, de ética, de conduta e de vida. O esporte nos mostra esses ensinamentos de superação e de cooperação de equipe. As dificuldades fazem parte, mas vocês superam e seguem em frente. Estamos diante dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que mobilizará toda a sociedade brasileira e cada um dos 203 milhões de torcedores desse país. Torcer e vibrar com vocês será um dever de cada um de nós”, afirmou Dilma.
 
Além da presidente Dilma Rousseff, estiveram presentes à cerimônia o ministro do Esporte, George Hilton, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, o chefe da Missão Brasileira em Toronto e membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman, e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, entre outras autoridades.
 
Entre os cerca de 130 atletas pan-americanos e parapan-americanos que compareceram à solenidade, destaque para o nadador Thiago Pereira, que em Toronto se tornou o recordista de medalhas na história do Pan, com um total de 23. Além da natação, a comitiva contou com atletas do Atletismo, Boxe, Esgrima, Ginástica Rítmica, Hipismo Adestramento, Karatê, Lutas, Patinação Artística, Polo Aquático, Rugby, Tênis de Mesa, Tiro com Arco e Vela. Thiago Pereira, Marcel Stürmer e Terezinha Guilhermina representaram os atletas na solenidade.
 
Para o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o reconhecimento da presidente Dilma Rousseff à performance dos atletas brasileiros em Toronto enfatiza a importância do momento vivido pelo esporte brasileiro. “Foi uma grande demonstração ao povo brasileiro do que os nossos atletas são capazes e do exemplo que passam em termos de cidadania e amor à pátria. Por isso felicito a cada um de vocês, atletas, pela brilhante participação em Toronto. Tenho a certeza de que no Rio 2016 vocês nos encherão de orgulho”, disse Nuzman, elogiando também o programa Bolsa Atleta. “Parabenizo o Governo e o Ministério do Esporte pelos dez anos do Bolsa Atleta, que traz segurança e conforto a milhares de atletas das mais diversas modalidades”, afirmou o presidente do COB.
 
Nuzman dedicou agradecimento especial à presidente Dilma Rousseff. “Receba o nosso profundo reconhecimento pela presença constante no esporte e na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A senhora é um exemplo ao mundo. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são uma vitoria do povo brasileiro e de uma nova região que abre suas portas ao mundo para mostrar que é possível realizar no Brasil um evento desse porte. O meu agradecimento também a todas as autoridades dos três níveis de governo pela intensa participação. Juntos e unidos estamos construindo uma bela historia”, afirmou Nuzman, que também preside o Comitê Organizador Rio 2016.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook