Bom início do badminton brasileiro no Pan: seis vitórias

Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci / Foto: Divulgação

Toronto - Um início animador. O badminton, modalidade que, aos poucos, vem mostrando sua evolução no Brasil, estreou neste sábado, dia 11 de julho, com seis vitórias em oito partidas disputadas nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, entre jogos de simples – masculino e feminino – e duplas mistas. Os confrontos ocorreram no Atos Markham Centre e, com os resultados, os classificados passaram às oitavas de final do torneio.

A primeira a entrar em quadra foi Fabiana Silva, pelo torneio de simples feminino. Uma das mais experientes da equipe, Fabiana confessou ter sentido o nervosismo da estreia, mesmo depois de já ter disputado duas edições dos Jogos Pan-americanos. Ela venceu Priscille TJitrodipo, do Suriname, por 2 sets a 0, com parciais de 21/5 e 21/4.
 
"No começo fiquei um pouco nervosa, sim. Não era só a minha estreia, mas do badminton nos Jogos. Mas, depois relaxei, e deu tudo certo", disse a atleta, que apontou uma diferença entre a preparação do Brasil para estes Jogos e para edições anteriores do evento. "Melhorou muito a nossa preparação, agora existe uma seleção permanente, que treina direto em Campinas. Isto facilita muito nosso trabalho", destacou a atleta. 
 
Outro que também ressaltou a evolução da modalidade em termos de treinamento foi Daniel Paiola, bronze em Guadalajara 2011, o melhor resultado da história do badminton brasileiro. Daniel, além de destacar os treinos da seleção permanente em Campinas, aproveitou para elogiar a estrutura montada para os atletas do Time Brasil em Toronto.
 
"Posso resumir em uma palavra: espetacular. A estrutura que foi montada para atender os atletas é ótima. Para se ter uma ideia, estava com uma dor nas costas que não conseguia nem me levantar direito, na véspera de estrear. Mas tive todo o atendimento que precisei da fisioterapia, se não fosse isso não teria condições de jogar", contou o jogador, que venceu o cubano Leodannis Martinez por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/17.
 
Destaques, ainda, para as vitórias dos caçulas da equipe Ygor Oliveira (18 anos) e Lohanny Vicente (19), que mostraram maturidade e consistência em suas estreias.
 
Resultados dos brasileiros no dia: 
 
Simples Masculino
 
Daniel Paiola 2 x 0 Leodannis Martinez (21/16 e 21/17)
Ygor Oliveira 2 x 1 Federico Diaz (19/21, 21/8 e 21/12)
Alex Tjong 0 x 2 (14/21 e 13/21) Mario Cuba (Peru)
 
Simples Feminino
 
Fabiana Silva 2 x 0 (21/5 e 21/4) Priscille TJitrodipo
Luana Vicente 2 x 0 (21/17 e 21/11) Camila Macaya (Chile)
Lohanny Vicente 2 x 0 (21/10 e 21/9) Melissa Perez (Cuba)
 
Duplas Mistas
 
Lohanny Vicente e Alex Tjong 2 x 0 (21/10 e 21/18) Heymard Humblers e Nikte Sotomayor (Guatemala)
Hugo Arthuso e Fabiana Silva 1 x 2 (16/21, 21/16 e 16/21) Lino Muñoz e Cynthia Gonzalez (México)

Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook