Taekwondo: Equipe do Pan disputa o Austrália Open
Rio de Janeiro - Os atletas do taekwondo que vão participar dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, em julho, estão na Austrália para uma competição que vale 20 pontos no ranking mundial. No Open da Austrália, de 26 a 28 de junho, em Melbourne, os atletas vão poder avaliar como está a preparação para o Pan, no Canadá. Disputarão o torneio na Austrália Raphaella Galacho, Josiane Lima, Guilherme Félix, André Bilia, Julia Vasconcelos, Henrique Precioso, Iris Sing e Venílton Teixeira – os dois últimos medalhistas de bronze no Mundial da Rússia, em maio. Do grupo, Henrique Precioso, Guilherme Félix, Iris sing, Josiane Lima e Julia Vasconcelos recebem a Bolsa Pódio.
Raphaella Galacho, que vai competir na categoria até 73kg, encara o desafio com naturalidade. “É um treinamento de luxo para acertar os últimos detalhes”, comenta. Segundo a atleta, as maiores adversárias são as chinesas, as coreanas e as francesas. Josiane Lima, que vai competir na categoria até 57kg, classifica o Open da Austrália como uma prova de alto nível. “É um campeonato forte. Por isso, devo ter atenção com todas as adversárias. As mais bem colocadas no ranking estão presentes. São da China e Japão”, pontua.
Josiane diz estar focada no Pan, mas afirma que participar do Open pode ajudar na performance dela em Toronto. “O objetivo principal são os Jogos Pan-Americanos dentro do período de treinamento. Este torneio é preparatório, onde será feito o ajuste fino dos detalhes para atuar em melhores condições no Pan”, explica.
O atleta André Bilia, que compete na categoria até 80kg, treina forte, em média seis a oito horas por dia. “Usarei com sabedoria este evento como preparação para os Jogos (Pan)”, comenta Bilia. Ele diz que seus maiores adversários são da Alemanha, Inglaterra, França e Austrália. Já Henrique Precioso, que vai competir na categoria até 68kg, tem como principais oponentes os asiáticos. “O Open será muito difícil. Será um excelente teste”, espera.
Veja Também: