Rio receberá Brasileiro de Pentatlo Moderno em dezembro

Competição acontecerá em instalações bem próximas das que sediaram os eventos da modalidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016; a piscina que será usada na natação será a mesma / Foto: DivulgaçãoCompetição acontecerá em instalações bem próximas das que sediaram os eventos da modalidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016; a piscina que será usada na natação será a mesma / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Pouco mais de um ano depois de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro volta a receber uma importante competição de Pentatlo Moderno. Desta vez, pentatletas de todo o país vão se reunir na capital fluminense para a edição de 2017 do Campeonato Brasileiro da modalidade que reúne esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). No dia 9 de dezembro, cerca de 80 deles estarão em Deodoro, na Zona Oeste da cidade, para o principal evento nacional do esporte.
 
Os locais que serão usados são bem próximos das mesmas arenas que serviram de casa do Pentatlo Moderno em Rio 2016; a piscina, inclusive, é a mesma. Tudo dentro do Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), que herdou o Centro Nacional de Pentatlo Moderno, construído pelo Ministério do Esporte para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
 
“Deodoro já se consolidou como uma referência não só para o Rio como para todo o país quando o assunto é Pentatlo Moderno. Ter nossa principal competição do ano por lá é mais um motivo para comemorarmos as instalações herdadas há exatos 10 anos”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).
 
Além do CMVM, que sediará a esgrima, a natação e o laser-run, a competição também tem o apoio da Primeira Divisão do Exército e do Regimento Andrade Neves, aonde vai acontecer o hipismo.
 
Cochabamba 2018 é logo ali - Dos cerca de 80 competidores que estarão no Brasileiro de Pentatlo Moderno deste ano há atletas de Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Resende (RJ), Santos (SP) e São Paulo (SP). Alguns foram revelados pelo PentaJovem, projeto que a CBPM mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. A caçula da delegação é a paulistana Luísa Rosa, de apenas seis anos, e a mais experiente a paraibana radicada em Pernambuco Larissa Lellys, de 35.
 
“Esperamos ter uma competição bastante disputada, já que muitos atletas que vão participar das disputas estarão, na semana seguinte, no evento-teste para os Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018”, Helio enfatiza.
 
O evento-teste na Colômbia acontecerá de 13 a 18 de dezembro, e oito pentatletas que estarão no Rio também vão participar do torneio no país vizinho, que servirá de Sul-Americano Sênior e Júnior de Pentatlo Moderno deste ano. Os oito vão aproveitar a competição na capital fluminense para um aperfeiçoamento mais do que especial para a disputa em Cochabamba.
 
“O ano de 2017 foi bem desafiador porque passamos a contar com menos recursos para manter nossas atividades. Por isso, a realização do Brasileiro em ‘casa’ nos traz uma expectativa ainda maior, já que esperamos mais do que nunca fazer um grande evento”, diz Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).
 
BRASILEIRO DE PENTATLO MODERNO DE 2017
Data: 9 de dezembro (sábado), a partir das 7h
Locais: Clube Militar da Vila Militar (CMVM) e Regimento Andrade Neves, à Estrada São Pedro de Alcântara, 2020, Magalhães Bastos
Entrada franca
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook