Yane Marques será embaixadora nos Jogos Olímpicos da Juventude

Medalhista olímpica de Londres 2012 vai desempenhar a função ao lado do guatemalteco Charles Fernandez / Foto: Divulgação/UIPMMedalhista olímpica de Londres 2012 vai desempenhar a função ao lado do guatemalteco Charles Fernandez / Foto: Divulgação/UIPM

São Paulo - A brasileira Yane Marques, 34 anos, estará presente na disputa do Pentatlo Moderno dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018, na Argentina. Mas desta vez, a medalhista olímpica, bronze em Londres 2012, estará atrás das linhas de competição como uma das embaixadoras da modalidade no torneio no país vizinho, que acontecerá de 6 a 18 de outubro. A pernambucana dividirá a função com o guatemalteco Charles Fernandez, 22 anos, campeão Mundial Júnior de 2016.
 
O convite do Comitê Olímpico Internacional (COI) pegou Yane de surpresa. A porta-bandeira da delegação brasileira em Rio 2016 conta que mesmo estando realizada profissionalmente após dedicar toda sua vida ao esporte que reúne esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida) está muito feliz com a notícia.
 
"Esse papel deveria ser parte obrigatória na carreira de todo atleta: usar seu exemplo como inspiração para os mais jovens. Nós que vivemos isso sabemos quão transformador é o esporte para o atleta e para sua família", Yane defende.
 
Nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, Yane participará de mesas redondas com os 48 pentatletas do torneio, 24 em cada disputa, dentre eles a brasileira Maria Ieda Guimarães. A carioca de 17 anos conseguiu sua classificação para o torneio na Argentina ao ser a melhor sul-americana no Pan-Americano Júnior da modalidade, em agosto passado, no México.
 
Nova parceria com Fernandez  - Nas conversas que terá na Argentina, Yane irá contar sua história para os pentatletas e seus técnicos, respondendo a questionamentos da organização do evento, além de acompanhar as provas e estimular os competidores nas disputas.
 
Ao falar do parceiro que terá no país vizinho para desempenhar essas funções, a pernambucana é só elogios. Além de várias disputas pelo mundo, ela teve a oportunidade de estar próxima do guatemalteco Charles Fernandez em treinamentos que eles fizeram juntos nos Estados Unidos.
 
"Charles é uma pessoa maravilhosa. Educado, dedicado, talentoso e carrega consigo justamente esses bons valores que o esporte nos ensina. Ele sabe ser campeão. Gosto muito dele e admiro sua carreira", Yane elogia.
 
A disputa do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos da Juventude não conta com o hipismo, já que é para competidores de 15 a 18 anos. O programa da modalidade no torneio é o Tetratlo Moderno, uma das categorias de base do Pentatlo.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook