Parque Olímpico da Barra terá evento de Pentatlo no próximo dia 19

Parque olímpico / Foto: DivulgaçãoParque olímpico / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O Pentatlo Moderno vai desembarcar no Parque Olímpico da Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no próximo dia 19 de maio. É que na ocasião, a Confederação Brasileira da modalidade olímpica (CBPM) irá organizar a primeira edição da Copa Parque Olímpico de Tetratlo Moderno no coração dos Jogos Olímpicos Rio 2016. 
 
O Tetratlo é um dos formatos do Pentatlo reconhecidos pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Como o próprio nome já sugere, a categoria reúne quatro das cinco provas da modalidade: natação, esgrima e laser-run (tiro a laser e corrida), sem o hipismo. A natação será disputada no Parque Aquático Maria Lenk, a esgrima na Arena Carioca 3 e o laser-run na área externa da Arena.
 
"O evento surgiu principalmente da ideia de proporcionarmos aos atletas praticantes do Pentatlo Moderno a oportunidade de competir nas arenas do Parque Olímpico da Barra, considerando que a vivência esportiva deles está concentrada no Parque Olímpico de Deodoro", destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.
 
O centro de treinamento da modalidade na capital fluminense fica em Deodoro, na Zona Oeste, em áreas bem próximas das arenas usadas pelo esporte em Rio 2016. A piscina, inclusive, é a mesma, herdada desde os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e que também foi usada nos Jogos da capital fluminense.
 
"Recebemos total apoio do COB, que administra o Maria Lenk, e da Subsecretaria do Legado Olímpico da Prefeitura, responsável pelos eventos na Arena 3", conta Helio. "No caso da prova de natação, a única alternativa no Parque da Barra era o Maria Lenk. Para o local das outras três provas avaliamos a Arena que acenava com disponibilidade nas datas pretendidas pela CBPM e cuja parceria não representasse um esforço financeiro elevado por parte da Confederação", completa.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook