Homem mais veloz do Brasil quer ser ainda mais rápido

E-mail Imprimir

O velocista carioca Aldemir Gomes da Silva Jr quer ser ainda mais rápido / Foto: Wagner Carmo/CBAtO velocista carioca Aldemir Gomes da Silva Jr quer ser ainda mais rápido / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - Principal evento do ano que vem, o Campeonato Mundial de Atletismo, marcado para agosto, em Moscou, na Rússia, é o evento que os principais atletas querem disputar. Assim é também no Brasil, afirmação recorrente a cada entrevista com os atletas de primeira linha. O velocista carioca Aldemir Gomes da Silva Jr. não escapa à regra. Ele teve um ano muito bom em sua estreia na categoria adulta (acima de 19 anos). Competiu com muita disposição e confiança, obteve boas marcas e o direito de disputar a Olimpíada de Londres, quando chegou à fase semifinal dos 200 m.
 
Aos 20 anos completados no dia 8 de junho último, Aldemir terminou o ano como o homem mais rápido do Brasil, com 10.20 nos 100 m. Nos 200 m, foi o segundo no País, com 20.38 (Bruno Lins correu em 20.37). Contusões, dengue e problemas familiares ficaram no passado. "Este foi realmente meu ano de entrada no Atletismo internacional. Foi um ano maravilhoso, fantástico, com resultados além das expectativas. Estou muito feliz e animado para 2013", comentou o atleta, treinado por Vânia Maria da Silva, no Rio de Janeiro.
 
Aldemir já vive o clima do ano que vem desde outubro, quando iniciou a preparação de base. Ele promete muito trabalho e espera novas recompensas. "O objetivo é melhorar minhas marcas, vencer mais competições e brigar muito para ir à final do Mundial da Rússia", disse o campeão sul-americano sub-23 dos 100 m, 200 m e 4x100 m.
 
Medalha de prata nos 200 m e ouro nos 4x100 m no Campeonato Ibero-Americano, disputado em Barquisimento, na Venezuela, o velocista procura fazer sua parte da melhor maneira possível, sem se importar com os adversários. Mostrou isso em Londres, quando correu a preliminar e a semifinal olímpica na mesma série do supercampeão jamaicano Usain Bolt. E acabou até recebendo elogios do melhor atleta do mundo.
 
Aldemir agarrou-se ao Atletismo como um objetivo de vida após uma infância difícil. Começou no esporte aos 12 anos, quando foi apresentado por um primo à técnica Vânia da Silva, no Estádio Célio de Barros. O menino da Ilha do Governador deu os primeiros passos no esporte no salto em distância e nas barreiras. Após uma lesão no tornozelo, resolveu dedicar-se às provas de velocidade. Vânia classifica o seu atleta como uma "joia", com "talento nato" e "caráter excepcional".
 
O atleta, estudante de Direito, recebe os elogios com a simplicidade de sempre e certo de que, sem esforço, nada é alcançado. "Eu e minha técnica achávamos que os bons resultados poderiam ter vindo antes. Demorou um pouco. Agora, é continuar crescendo e vivendo etapa por etapa na carreira", comenta Aldemir.
 
Ficha Técnica
 
Nome completo: Aldemir Gomes da Silva Jr.
Data e cidade de nascimento: 08/06/1992, Rio de Janeiro (RJ)
Provas: 100 m e 200 m
Cidade onde treina: Rio de Janeiro (RJ)
Técnico: Vânia da Silva
Clube: Vasco da Gama - Rio de Janeiro (RJ)
Recordes pessoais
100 m - 10.20 (1.5) Maringá (PR) 08/09/2012
200 m - 20.38 (0.8) São Paulo (SP) 28/06/2012
Conquistas principais
Medalha de ouro: 4x100 m no Ibero-Americano da Venezuela 2012
Medalha de prata: 200 m no Ibero-Americano da Venezuela 2012

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Volvo Ocean Race

África do Sul - Confira o show de imagens da 2ª etapa da Volvo Ocean Race

Atletismo

Mauro Vinícius - Duda 

São Paulo - Campeão Mundial fala sobre 2013 e sobre as chances em 2016

 

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook