Jovens atletas se destacam no heptathlon e salto em distância

E-mail Imprimir

Tamara e Jessica: promessas para o futuro  / Foto: Wagner Carmo/CBAtTamara e Jessica: promessas para o futuro / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - A carioca Tamara Alexandrino de Sousa e a paulista Jéssica Carolina Alves dos Reis tiveram momentos inesquecíveis em 2012. Aos 19 anos, desafiaram atletas mais velhas, superaram marcas e subiram em vários pódios durante a temporada. O principal, sem dúvida, foi o do Estádio Olímpico de Montjuic, em Barcelona, durante o Mundial de Juvenis da Espanha, em julho.
 
Tamara, treinada por Liliana Adiers Lohmann, no Rio de Janeiro, ganhou a medalha de bronze no heptatlo, somando 5.900 pontos, recorde sul-americano juvenil. A marca é a sexta do Ranking Mundial da IAAF, na categoria até 19 anos.
 
Já Jéssica, que terminou em 6º no salto em distância no Mundial, ganhou bronze no revezamento 4x100 m, ao lado Camila de Souza, Tamiris de Liz e Nathália Rosa, com 44.29, marca que deu ao quarteto nacional o 3º lugar no Ranking da IAAF.
 
A maior façanha da atleta do ASA-São Bernardo, treinada por Luciana Alves dos Santos, porém, é ter terminado na vice-liderança mundial do salto em distância, com 6,58 m (1.5 m/s), em 16 de junho, no Brasileiro de Juvenis, em Maringá (PR).
 
As duas são consideradas atletas de futuro e promessas para a Olimpíada do Rio-2016. "O objetivo é evoluir sempre", diz Tamara, que terminou 2009 com 4.857pontos, 2010, com 5.280, e 2011, com 5.545. "Tenho de treinar muito e tentar melhorar em cada uma das sete provas", completou a ganhadora do ouro no PAN Juvenil de Marimar, em 2011, nos Estados Unidos, e do bronze no Ibero-Americano Adulto da Venezuela, na cidade de Barquisimeto, em 2012.
 
Apontada pela campeã olímpica Maurren Maggi como sua possível sucessora no salto em distância, Jéssica, envaidecida, não teme o desafio. "O importante é treinar sempre procurar crescer. Vou tentar uma vaga no Mundial da Rússia e continuar minha preparação rumo à classificação olímpica de 2016", comenta a atleta, campeã brasileira e sul-americana sub-23.
 
Tamara Alexandrino e Jéssica Reis recebem os benefícios do Programa Caixa de Apoio a Jovens Talento, da CBAt. Reconhecida pelo COB como destaque da nova geração, Jéssica esteve com Thiago Braz, do salto com vara, na Olimpíada de Londres. Os dois fizeram parte do "Projeto Vivência Olímpica". 
 
Fichas Técnicas
 
Nome completo: Tamara Alexandrino de Sousa
Prova: heptatlo
Filiação: Jorge Luís de Sousa e Sandra Maria Pinheiro
Data e cidade de nascimento: 08/09/1993, no Rio de Janeiro (RJ)
Cidade onde mora e treina: Rio de Janeiro (RJ)
Técnico: Liliana Adiers Lohmann
Conquistas: Medalha de bronze no Mundial de Juvenis de Barcelona e no Ibero-Americano Adulto da Venezuela no heptatlo
Recorde pessoal: 5.900 pontos em Barcelona, 12 e 13/07/2012
 
Nome completo: Jessica Carolina Alves dos Reis
Prova: salto em distância
Filiação: Sérgio Fernandes dos Reis e Nilza Alves de Moura
Data e cidade de nascimento: 17/03/1991, em São Bernardo do Campo (SP)
Cidade onde mora e treina: São Bernardo do Campo (SP)
Clube: ASA São Bernardo (SP)
Técnico: Luciana Alves dos Santos
Conquistas: Bronze com o revezamento 4x100 m no Mundial de Juvenis e campeã brasileira e sul-americana sub-23 do salto em distância 
Recorde pessoal: 6,58 m, 16/06/2012, em Maringá (PR)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Olimpíadas

Carlos Nuzman 

São Paulo - Presidente do COB fala sobre o ano de 2013 e os Jogos Olímpicos de 2016

Atletismo

Mauro Vinícius - Duda 

São Paulo - Campeão Mundial fala sobre 2013 e sobre as chances em 2016

 

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook