Caio e Darlan, dois jovens atletas de muito talento

E-mail Imprimir

 O brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim e o catarinense Darlan Romani tiveram um ano muito especial em 2012  / Foto: Wagner Carmo/CBAt O brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim e o catarinense Darlan Romani tiveram um ano muito especial em 2012 / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - O brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim e o catarinense Darlan Romani tiveram um ano muito especial em 2012. Aos 21 anos, os dois mostraram talento e, mais do que isso, potencial para evolução em suas carreiras. Eles dominaram as competições nacionais e deixaram seus nomes marcados também no exterior.
 
Caio Bonfim tem o DNA da marcha. Filho do técnico João Sena Bonfim e da marchadora Gianetti de Oliveira Bonfim, sete vezes campeã do Troféu Brasil/Caixa, Caio obteve a primeira vitória na categoria adulta no início do ano vencendo a Copa Brasil/Caixa em Blumenau (SC), depois acabou levando os títulos do Troféu Brasil/Caixa, do Brasileiro e do Sul-Americano Sub-23 e do Sul-Americano de Marcha do Equador.
 
Classificado para Londres, terminou os 20 km marcha em 39º na Olimpíada (sentiu-se mal durante a prova) e, na Copa do Mundo da Rússia, foi o 18º. Em ambos os casos ganhou experiência. Caio, na verdade, ratificou o sucesso obtido categorias de base. Ele foi o quarto colocado no Mundial de Juvenis de Moncton, no Canadá, em 2010, e sexto no Mundial de Bydgoszcz, na Polônia, em 2008, além de ganhar a medalha de prata no PAN Juvenil de Port-of-Spain, em Trinidad e Tobago, em 2009.
 
"Este foi meu ano de entrada no universo dos melhores marchadores. Venci provas importantes, fiz estágios para melhorar minha técnica e acho que poderia ter ido melhor na Olimpíada", lembrou. "Foi muito importante ter ido para Londres. Quero melhorar minhas marcas em 2013 e fazer um bom Mundial. Meu auge, espero, será nos Jogos do Rio-2016."
 
Já Darlan teve de superar contusões nos joelhos para evitar o final precoce de sua carreira. Com mudanças de sua técnica, melhorou em 2012 em 2,02 m seu resultado no arremesso do peso, terminando a temporada com 20,48 m, recorde brasileiro e primeira marca na história acima dos 20 m no País.
 
"Fiquei muito feliz por superar a barreira dos 20 metros, que era meu objetivo", comentou o atleta nascido na cidade de Concórdia. "Agora é buscar os 21 m porque temos sempre de ter novas metas para crescer."
 
Darlan treina com o cubano Justo Navarro no Centro Nacional de Treinamento Caixa/Sesi, da CBAt, em Uberlândia (MG). "Vou treinar duro e, se possível, representar o Brasil da melhor forma no Mundial da Rússia, em 2013", disse o arremessador, campeão brasileiro e sul-americano sub-23, campeão do Troféu Brasil/Caixa e bronze no Ibero-Americano da Venezuela.
 
Darlan terminou a temporada em 1º lugar no Ranking Brasileiro e em 2º no Sul-Americano, atrás do argentino Germán Lauro, que obteve 20,84 m na Olimpíada de Londres.
 
Caio e Darlan integram o Programa Caixa de Apoio a Jovens Talentos, da CBAt.
 
Fichas Técnicas: 
 
Nome completo: Caio Oliveira de Sena Bonfim
Prova: 20 km marcha
Filiação: João Sena Bonfim e Gianetti de Oliveira Bonfim
Data e cidade de nascimento: 19/03/1991, em Brasília (DF)
Cidade onde mora e treina: Sobradinho (DF)
Clube: CASO (DF)
Técnico: João Evangelista Sena Bonfim
Conquistas: Campeão do Troféu Brasil/Caixa em São Paulo e do Sul-Americano de Marcha do Equador
Recorde pessoal: 20 km rua - 1:21:36, Barueri (SP), 29/06/2012 / 20.000 m pista - 1:20:58.5, Buenos Aires (ARG), 05/06/2011
 
Nome completo: Darlan Romani
Prova: Arremesso do peso
Filiação: Moacir Romani e Ivanir Salete Romani
Data e cidade de nascimento: 09/04/1991, em Concórdia (SC)
Cidade onde mora e treina: Uberlândia (MG)
Clube: Fundação Municipal de Esportes de Concórdia (SC)
Técnico: Justo Navarro
Conquistas: Campeão do Troféu Brasil/Caixa e bronze no Ibero-Americano da Venezuela
Recorde pessoal: 20,48 m, 08/09/2012, em Maringá (PR)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Volvo Ocean Race

África do Sul - Confira o show de imagens da 2ª etapa da Volvo Ocean Race

Atletismo

Mauro Vinícius - Duda 

São Paulo - Campeão Mundial fala sobre 2013 e sobre as chances em 2016

 
Curta - EA no Facebook