Andressa de Morais quer melhorar sua marca pessoal

E-mail Imprimir

Andressa de Morais quer melhor sua marca em 2013  / Foto: Getty Images/IAAFAndressa de Morais quer melhor sua marca em 2013 / Foto: Getty Images/IAAF

São Paulo - Depois de alcançar metas importantes em 2012, a paraibana Andressa Oliveira de Morais vive a expectativa de uma temporada muito boa no ano que vem. Nem mesmo uma cirurgia para a retirada de um cisto no útero, que custará um mês dos treinamentos, é suficiente para desanimar a recordista sul-americana do lançamento do disco.
 
Os planos não se restringem ao campo esportivo. Tanto que ela está aproveitando o "descanso" forçado para tomar providências para o seu casamento com o atleta paulista Emerson Luiz Ribeiro, ganhador da medalha de bronze no lançamento do martelo no Campeonato Brasileiro/Caixa Sub-23. O casamento está marcado para o dia 9 de fevereiro, em São Paulo. Andressa ainda terá uma reunião com o técnico cubano Julián Mejia, em Uberlândia (MG), onde treina no Centro Nacional de Treinamento CAIXA/SESI, da CBAt, quando será definida suas metas para 2013.
 
Alguns pontos, porém, ela já tem em mente. "Quero ver se melhoro pelo menos em dois metros minha marca e a expectativa é de ficar entre as oito primeiras no Mundial de Moscou, em agosto", comentou Andressa, que completa 22 anos no próximo dia 21. "Estou muito feliz com o meu desempenho em 2012, que me dá mais ânimo ainda para treinar", conclui a lançadora.
 
A paraibana lidera o Ranking Sul-Americano 2012, com de 64,21 m, obtida com a conquista da medalha de ouro no Ibero-Americano de Barquisimeto, na Venezuela. O resultado garantiu ainda a 12ª colocação no Ranking da IAAF.
 
Campeã brasileira e sul-americana adulta e sub-23, ela terminou em 16º lugar na Olimpíada de Londres, com a marca de 60,94 m. Ela queimou os dois primeiros lançamentos e, pressionada pelo tempo, não obteve um resultado melhor na qualificação. De maneira geral, porém, ela não reclama deste ano. Afinal, melhorou sua marca pessoal em nada menos do que 4,65 m. "Olho para trás e encontro muitos motivos de alegria", disse a atleta, dona de uma personalidade forte e muito concentrada. 
 
Ficha Pessoal
Nome completo: Andressa Oliveira de Morais
Data e cidade de nascimento: 21/12/1990, João Pessoa (PB)
Prova: lançamento do disco
Cidade onde treina: Uberlândia (MG)
Clube: Pinheiros (SP)
Técnico: Julian Mejia
 
Recorde pessoal
Lançamento do disco - 64,21 m - Barquisimeto (VEN) - 08/06/2012
 
Conquistas principais
Medalha de ouro: Ibero-Americano de Barquisimeto-2012
Medalha de ouro: Sul-Americano de Buenos Aires-2011

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Olimpíadas

Carlos Nuzman 

São Paulo - Presidente do COB fala sobre o ano de 2013 e os Jogos Olímpicos de 2016

Atletismo

Mauro Vinícius - Duda 

São Paulo - Campeão Mundial fala sobre 2013 e sobre as chances em 2016

Curta - EA no Facebook