Copa Cultura Inglesa de Verão agita Embu das Artes no final de semana

E-mail Imprimir

As promessas do rugby nacional para a próxima Olimpíada poderão ser conhecidas neste final de semana  / Foto: Esporte AlternativoAs promessas do rugby nacional para a próxima Olimpíada poderão ser conhecidas neste final de semana / Foto: Esporte Alternativo

São Paulo - As promessas do rugby nacional para a próxima Olimpíada poderão ser conhecidas neste final de semana (19 e 20), no Estádio Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP). O Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens Juvenil, batizado de Copa Cultura Inglesa de Verão, é um dos principais eventos de base do País na modalidade. 
 
A competição é semelhante ao torneio nacional juvenil de XV, que já ocorre há três anos no mês de julho, mas dessa vez irá contemplar a modalidade olímpica de seven-a-side, que estará presente nos Jogos do Rio/2016. Para muitos, esse pode ser o começo da caminhada rumo ao sonho de defender a bandeira verde e amarela.
 
"Todos têm o foco de estar lá e espero conseguir esse sonho. Pratico rugby há dois anos, comecei por indicação de um amigo e não quero mais parar. Estive na Copa Cultura Inglesa em 2011 e há três meses estou treinando com a equipe de sevens. Participei do Circuito Paulista e a expectativa o Brasileiro é muito boa", afirma o jovem Vinícius Querido, um dos destaques da equipe M16 do Jacareí segundo o técnico Júlio César Faria dos Santos.
 
Um dos diferenciais do torneio de verão é a inclusão da categoria feminina M18. Como o rugby tem atraído cada vez mais a atenção desse público, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) decidiu fomentar a modalidade desde a base.
 
"Devagar as mulheres estão ganhando seu espaço na modalidade. Nos últimos dois anos, estão aparecendo cada vez mais competições da categoria. As joseenses, por exemplo, estão muito animadas e felizes por jogarem um evento como esse, de nível nacional e com uma boa estrutura", comenta Ignácio Ferreyra, treinador do time feminino do São José.
 
Com esse primeiro torneio, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) espera motivar os jovens atletas a familiarizar-se com Rugby Sevens, aprender o sistema e a dinâmica de jogo (totalmente diferente do XV), e identificar talentos que possam integrar o novo ciclo de alto rendimento de seleções infanto-juvenis que será iniciado em parceria com o Crusaders/CRFU. 
 
"Nossa meta é a identificação de atletas a partir dos 15 anos, acompanhando-os até as Seleções Sub-19, Sub-20 e Principais Masculina e Feminina. Os jovens atletas, autorizados pelos pais, que entenderem essa mensagem e estiverem dispostos a encarar essa caminhada de longo prazo, serão incorporados ao Programa de Alto Rendimento", afirma Sami Arap Sobrinho, presidente da CBRu. 
 
Incentivo - A Cultura Inglesa, patrocinadora máster do torneio, irá oferecer duas bolsas de estudos (6 meses), uma para a revelação da categoria masculina e outra para o destaque da categoria feminina.
 
A competição - A Copa Cultura Inglesa de Verão terá início no sábado (19), às 9h. No primeiro dia de competição será disputada a fase de grupos de todas as categorias. No domingo (20), também a partir das 9h, serão jogadas as eliminatórias. As finais terão início às 17h. Confira os grupos da primeira fase:
 
Masculino M18
 
Grupo A: Jacareí (SP), Seleção Fluminense (RJ) e Templários (SP)
Grupo B: São José (SP), Bandeirantes (SP) e BH Rugby (MG)
Grupo C: Pasteur (SP), Ilhabela (SP) e San Diego (RS)
Grupo D: SPAC (SP), Costão Norte (SC), Leões de Paraisópolis (SP)
 
Masculino M16
 
Grupo A: Tapera (SC), Curitiba (PR), São José (SP) e Leões de Paraisópolis (SP)
Grupo B: BH Rugby (MG), Ilhabela (SP), Seleção Fluminense (RJ) e Jacareí (SP)
 
Feminino M18 
 
Grupo A: Seleção Paranaense (PR), São José (SP) e SPAC (SP)
Grupo B: Seleção Fluminense (RJ), Leões de Paraisópolis (SP) e Jacareí (SP)
 
Endereço: 
 
O Estádio Hermínio Espósito fica localizado na Alameda Fernando Batista Medina, 120, Embu das Artes (SP). A entrada para o evento é gratuita.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Volvo Ocean Race

África do Sul - Confira o show de imagens da 2ª etapa da Volvo Ocean Race

Atletismo

Mauro Vinícius - Duda 

São Paulo - Campeão Mundial fala sobre 2013 e sobre as chances em 2016

 

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook