Projeto sócio esportivo de rugby transpõe limites e promove inclusão em Sorocaba

Iniciativa da Associação Hurra conta com o apoio da Sorocaba Refrescos (Coca-Cola) e envolve mais de 400 alunos da rede municipal / Foto: DivulgaçãoIniciativa da Associação Hurra conta com o apoio da Sorocaba Refrescos (Coca-Cola) e envolve mais de 400 alunos da rede municipal / Foto: Divulgação

São Paulo - Por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, o projeto “Viva Rugby” oferece capacitação, acompanhamento e suporte aos professores de Educação Física para ensinar o esporte ainda pouco conhecido no Brasil, que tem como valores: inclusão, respeito, trabalho em equipe e aumento da autoestima.
 
“O rugby é uma modalidade esportiva que não exige nenhum biótipo específico e não faz distinção de sexo, por isso, é inclusivo e faz muito sucesso entre as crianças”, explica o presidente da Hurra, Eduardo Pacheco e Chaves.
 
Tanto é que, de acordo com a professora de Educação Física Priscila Gaspar Diogo, o “Viva Rugby” tem impactado positivamente a vida de seus alunos. “O projeto é perfeito, as crianças estão simplesmente amando. Elas não conheciam o rugby, mas aprenderam rapidamente e se divertem nos jogos. Tenho uma aluna com paralisia, a Alanna de 8 anos, que participa de todas as aulas e consegue fazer tudo o que os outros alunos fazem”, comemora a professora da Escola Municipal Maria Domingas Totora de Góes.
 
Já a professora do Colégio Talentos, Tais Gaia, destaca que o esporte tem ajudado seus alunos, principalmente Eduardo, que é autista. “Ele se apaixonou pelo rugby no momento em que apresentamos o projeto. Mesmo sem ter sido solicitado, ele pesquisou na internet e trouxe para nós todas as regras, além de acompanhar os jogos de rugby pela televisão. É incrível como ele se identificou com o esporte e está tendo uma evolução muito boa”, explica Tais.
 
Segundo o diretor presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi, a meta é expandir cada vez mais o projeto e atingir o máximo de escolas e de alunos. “Um esporte como o rugby, que promove a inclusão e transforma a vida de muitas crianças, merece todo nosso apoio”, destaca Biagi.
 
Festival - Para celebrar os resultados positivos deste ano, a Associação HURRA e a Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba, promovem no próximo dia 29, no Centro Esportivo Doutor Pitico, a segunda edição do Festival “Viva Rugby”.
 
O evento será realizado em dois períodos e contará com atividades lúdicas, bem como jogos de “Rugby Tag”. Assim, a expectativa de público é de 350 alunos das 9 escolas envolvidas no projeto até o momento.
 
Serviço:
O que: 2º Festival Viva Rugby
Quando: 29/11/2017 (quarta-feira)
Horário: das 8h às 10h50 e das 14h às 16h50
Onde: Centro Esportivo Doutor Pitico
Endereço: Rua Anselmo Rolim, s/n (travessa da Avenida Ipanema)
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook