Série A do Campeonato Paulista de Rugby começa neste fim de semana

Elite do Rugby paulista abre a temporada com dois jogos / Foto: DivulgaçãoElite do Rugby paulista abre a temporada com dois jogos / Foto: Divulgação

São Paulo - Neste fim de semana começa o campeonato estadual do Brasil, a Série A do Campeonato Paulista, o topo de um total de 5 divisões que reúnem clubes de todas as regiões. A primeira divisão de São Paulo possui 8 participantes, que também vão disputar neste ano a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
 
O formato de disputa se manteve, com o sistema de 8 clubes se enfrentando, todos contra todos, em turno único. Os 4 primeiros colocados avançarão às semifinais, com a grande final marcada para o dia 9 de junho. Já o último colocado será rebaixado à Série B, enquanto o penúltimo terá que encarar no fim do ano uma repescagem contra o vice campeão da segunda divisão, valendo a permanência na Série A. A única alteração no calendário foi o espaçamento maior das partidas, permitindo maior tempo de descanso aos atletas e para o público acompanhar mais jogos.
 
No ano passado, o Paulista conheceu uma final inédita, entre Poli e Jacareí, com os politécnicos vencendo pela primeira vez a competição em uma disputa emocionante vencida somente na prorrogação. O Jacareí, na sequência do ano, seguiu crescendo e acabou se sagrando pela primeira vez campeão brasileiro. Ambos seguirão entre as grandes potências do estado para 2018, mas forças tradicionais como São José, Band Saracens, Pasteur e SPAC também seguem almejando o título estadual.
 
Rodada dupla marca início da competição - Nesse fim de semana dois duelos abrem oficialmente a competição na capital. A atual campeã Poli recebe o Rio Branco, em duelo de equipes que vivem situações totalmente opostas. Os Politécnicos são os favoritos baseado no retrospecto recente (vitória de 75 x 19 no Paulista do ano passado) e no forte elenco. Na Arena Paulista de Rugby, no CERET, o Band Saracens abre sua temporada em clássico contra SPAC, confronto que deve ser muito mais equilibrado (23 a 22 para o SPAC em 2017).
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook