3ª Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil reúne novos talentos

Categoria M-18 e M-16 disputam título da temporada em julho / Foto: Mario HenriqueSão Paulo - A maior competição das categorias de base do rugby brasileiro já tem data marcada. De 20 a 22 de julho, a futura geração se reúne no Estádio João do Pulo, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, para disputar a terceira edição da Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil. Nesta temporada, o campeonato terá a participação de oito seleções regionais na categoria M-18 (até 18 anos) e quatro na M-16 (até 16 anos), vindas de seis Estados.

Em 2011, os paulistas mostraram sua força e tradição no rugby XV, vencendo nas categorias M17, com o São Paulo - Vale do Paraíba, e M19, com a equipe São Paulo - Capital. Na primeira edição do torneio, em 2010, quando ainda havia apenas uma categoria, M-19, São Paulo levou a taça. A alteração da categoria M-19 para M-18 foi implementada para adequar-se ao campeonato juvenil da Confederação Sul-Americana de Rugby.

Além de revelar novos talentos e contribuir para a interação entre jovens praticantes, a disputa da Copa também auxilia o desenvolvimento da seleção nacional. O grupo formado de 35 atletas será treinado pelos técnicos do Crusaders/CRFU (Nova Zelândia), como preparação do Campeonato Sul-Americano CONSUR "B" a ser realizado na Venezuela em Setembro.


Agitação em São José - Na sexta (22), às 13h, também será realizada uma atividade de rugby junto aos alunos da Cultura Inglesa de São José. A iniciativa faz parte do projeto da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), em parceria com a Cultura Inglesa, para o desenvolvimento da modalidade no país, promovendo a disseminação do esporte no universo escolar.

"O Rugby é muito mais do que uma modalidade esportiva, é um ambiente altamente familiar e uma ferramenta de educação composta por importantes valores, tais como respeito, liderança, comunicação, lealdade, atuação em equipe e camaradagem", explica o presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho.


A competição - Todos os jogos serão disputados em dois tempos de 15 minutos, com exceção da partida final da categoria M-18, que será disputada em dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo. Cada equipe fará dois jogos na sexta-feira, dois no sábado e um no domingo, totalizando cinco jogos na competição.

Na sexta-feira (20) e no sábado (21), as partidas têm início às 9h e o término das atividades está previsto para às 18h. O domingo começa com a disputa de sétimo lugar, e as finais estão programadas para às 14h, categoria M-16, e às 15h para a categoria M-18.