Bandeirantes quer ser campeão invicto do Super 10

Band segue em busca do pentacampeonato / Foto: Mario HenriqueSão Paulo - O Bandeirantes está embalado e pretende conquistar no sábado, dia 19 de Novembro, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV - Super 10. Com a melhor campanha da primeira fase e ainda sem nenhuma derrota no torneio, a equipe paulista apostou em figuras de fora para alcançar sucesso dentro de campo.

A base da equipe é a mesma de 2010, porém, em maio deste ano, o Band repatriou o sul-africano Keith Young, que foi jogador do time da Vila Mariana entre 2002 e 2005, como head coach da equipe principal. Posteriormente, integraram a equipe João Uva e Bernardo Duarte, atletas que já representaram a seleção de Portugal.

"A troca de experiência com eles é muito boa e importante para o grupo. A estrutura de jogo ficou boa e me sinto muito bem atuando com esse time", comenta Fernando Portugal, primeiro centro do Band.

O atleta relata que o treinador veio com a missão de organizar a equipe, que teve uma temporada anterior (2010) não muito boa. No Paulista, o time ficou com o vice-campeonato, mas a proposta do sul-africano era mesmo estruturar para o Brasileiro, onde tem se mostrado bem sucedido. Até as quartas-de-final, foram mais de seis tries por partida, mostrando a eficiência do jogo.

Com o dever cumprido até o momento, o Band diminuiu o ritmo de treino nessa reta final para compensar a intensidade das fases eliminatórias.

"Optamos por descansar mais fisicamente e trabalhar mais tecnicamente. Sou de São José, conheço bem a equipe e sabemos que será uma partida difícil. Se ganharmos, será um mérito pelo ano que tivemos e a boa estrutura que criamos", afirma Portugal.

Independente do pentacampeonato, todos estão satisfeitos com a temporada. Mas o clube almeja maiores conquistas. Além de continuar na disputa por títulos, existe também a preocupação em formar cidadãos, ampliando os projetos sociais, e promover a filosofia do rugby em todas as categorias.

"Os frutos do trabalho bem feito mostram que estamos no caminho certo. Em 2012 esperamos trilhar caminho semelhante à evolução realizada nesse ano, uma vez que os projetos referentes a cada categoria são traçados à longo prazo. Portanto, vamos aproveitar de forma positiva a enorme crescente que vive o rugby nacional", relata Joaquín Mina, presidente do Bandeirantes.

A grande final do Super 10, entre Bandeirantes e São José, será transmitida ao vivo pelo Sportv 2. A transmissão ocorre a partir das 21h30 do sábado (19), diretamente do Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP).

Final do Super 10
Bandeirantes x São José
19 de novembro - às 21h30 - transmissão ao vivo pelo canal Sportv 2
Estádio Municipal Hermínio Espósito (Alameda Fernando Batista Medina, 120), Embu das Artes (SP)
Entrada gratuita

Maiores pontuadores
1º Juli (Bandeirantes) - 88 Pontos
1º Tanque (São José) - 66 pontos
2º Ige (Desterro) - 45 pontos