Brasil dá show e vence Paraguai na despedida do Sul-Americano de Rugby

 Brasil fechou sua participação no Campeonato Sul-Americano de Rugby, com convincente vitória por 51 a 14 diante do Paraguai / Foto: Divulgação / CBRuPuerto Igazú - O Brasil fechou sua participação no Campeonato Sul-Americano de Rugby, com convincente vitória por 51 a 14 diante do Paraguai, nesta sexta-feira, no campo do Cataratas RC, em Puerto Iguazú, na Argentina. Este triunfo foi o quarto consecutivo contra os paraguaios, que disputarão uma repescagem contra o campeão do Sul-Americano B.

"Esta vitória reforça nosso projeto de evolução constante. O Paraguai sempre é um adversário de muito respeito e difícil de ser batido. Este Sul-Americano provou que o Brasil continua sua jornada para chegar ao grupo de elite do continente. A comissão técnica vem fazendo um trabalho de alto nível. Com a exibição de nossa seleção, mostrando capacidade administrativa, planejamento e jogadores de alto nível, temos certeza que em breve espaço de tempo teremos maior visibilidade", afirmou Antonio Martoni, Gestor de Alto Rendimento da seleção masculina.

O Brasil dominou amplamente as ações desde o início e foi para o intervalo com 27 a 9 de vantagem. Na segunda parte, o time dirigido por Rodrigo "Toto" Camardon, manteve o ritmo e não deu chances para o rival encostar no placar.

Os tries brasileiros foram de Vitor Medeiros, João Luiz Da Ros, Pedro Rosa (2), Moisés Duque, Thiago Maihara, Julian Menutti, João Carlos Orioli e Lucas Duque. Menutti e Lucas Duque (2) foram os responsáveis pelas conversões.

A seleção jogou com Danilo Lima (Pedro Manzini), Daniel Danielewicz (Jardel de Mendonça), Julio Figalo (Marcelo Danesin), Vitor Medeiros (Reges Comoreto), Antonio Górios, João Carlos Orioli (Lucas Croffi), Pedro Rosa, João Luiz Da Ros, Felipe Claro, Lucas Duque, Julian Menutti, Fernando Portugal (Felipe Zeni), Moisés Duque, Daniel Gregg, Rafael Dawailibi (Thiago Maihara).

Boa impressão - Apesar das derrotas para Chile e Uruguai, a seleção brasileira deixou boa impressão. Chilenos e uruguaios já estão classificados para enfrentar a Argentina, no triangular que começa no dia 22 de maio. As duas seleções também já estão garantidas para esta fase no Sul-Americano 2012. No segundo jogo do dia, o Chile venceu o Uruguai por 21 a 18.

"Demonstramos substancial melhoria no sistema de jogo e na preparação física, mas ainda temos muito chão pela frente. Continuaremos trabalhando incessantemente na obtenção dos recursos financeiros necessários para garantir a manutenção das melhores e mais competentes comissões técnicas para alto rendimento, visando alcançar melhores resultados dentro de nosso planejamento de longo prazo", contou Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

"Parabéns à liderança do Martoni na comissão de alto rendimento do rugby masculino, juntamente com os técnicos Toto Camardon e Juan Rapetti, bem como minhas mais afetivas considerações aos atletas que tanto se esforçaram para alcançar essa brilhante participação. Estamos certos que o rugby brasileiro está sendo acompanhado por outros países (principalmente nossos competidores diretos nas Américas) e torcemos para o aumento de nosso intercâmbio internacional com países europeus e africanos", continuou..

Sami falou sobre os próximos passos da administração. "Agora, iniciaremos o trabalho de alto rendimento com nossas categorias de base (infanto-juvenis), com a finalidade de garantirmos uma sucessão planejada"

Além de Toto, a comissão técnica conta com Juan Rapetti, técnico dos fowards, além de Nei Vasconcelos e Paulo Meireles. O melhor resultado brasileiro foi o vice-campeonato em 1964, quando a competição continental ocorreu em São Paulo (SP). Ano passado, a seleção terminou no quarto lugar.

A delegação passou seis dias em Foz do Iguaçu (PR), com hospedagem, alimentação e local para treinamentos. Antes, realizou diversos períodos de concentração.

Lista de convocados
Antônio Górios - Rio Branco RC
Daniel Gregg - Niterói RFC
Daniel Danielewicz - Desterro RC
Danilo Amaral - Rio Branco RC
David Grael - Niterói RFC
Diego Lopez - Pasteur AC
Eduardo Garcia - Bandeirantes RC
Felipe Zeni - Pasteur AC
Felipe Claro - SPAC
Fernando Portugal - Bandeirantes RC
Gustavo Badino - Pasteur AC
Jardel de Mendonça - SPAC
João Carlos Orioli Junior - Pasteur AC
João Luiz da Ros - Desterro RC
Julian Menutti - Bandeirantes RC
Julio César Figalo - Niterói RFC
Lucas Croffi - Pasteur AC
Lucas Duque - São José RC
Marcelo Danesin - RR Ribeirão
Moisés Duque - São José RC
Pedro Manzini - Bandeirantes RC
Pedro Rosa - Bandeirantes RC
Rafael Dawailibi - São José RC
Reges Portela - Desterro RC
Thiago Maihara - Pasteur AC
Vitor Bezerra - Potiguar RC

Comissão técnica
Treinador - Rodrigo Camardon
Auxiliares - Juan José Rapetti, Nei Vasconcellos e Paulo Redigolo Meireles
Preparador físico - Márcio Corchs
Fisioterapeuta - Michel Kalil

Jogos
Primeira rodada
Brasil 6 x 25 Chile
Uruguai 102 x 6 Paraguai

Segunda rodada
Chile 71 x 3 Paraguai
Brasil 18 x 39 Uruguai

Terceira rodada
Brasil 51 x 14 Paraguai
Chile 21 x 18 Uruguai