Canadá vira para cima de Tonga, e estreia bem no Mundial

Com muita raça, Canadá consegue sua primeira vitória no Mundila da Nova Zelândia. Os canadenses venceram Tonga de virada por 25x20. / Foto: Divulgação/IRBNova Zelândia - A seleção de Tonga está oficialmente eliminada da Copa do Mundo de Rugby. O técnico da seleção africana, Isitolo Maka, menosprezou o adversário e poupou alguns de seus melhores jogadores esperando jogo fácil contra o Canadá. Perdeu por 25 a 20 e agora joga só para cumprir tabela.

O técnico de Tonga, Isitolo Maka, depois da derrota para os All Blacks na estreia do Mundial, resolveu iniciar a partida poupando alguns jogadores, como seu pilar Soane Tonga’Uiha, um dos principais atletas do elenco.

Logo no começo do confronto, os canadenses mostraram que o jogo não seria tão fácil como o técnico de Tonga esperava. Os africanos bem que tentaram se impor. Começaram com um volume de jogo muito forte, alternando jogadas com os fowards e a linha. Mas os canadenses não se intimidaram.  

A pressão inicial foi superada pela equipe do Canadá com ótimos tackles, e uma defesa muito firme. Num erro de scrum de Tonga, os canadenses recuperaram a bola, produzindo a primeira grande jogada do jogo, uma linha de passes muito bem trabalhada até chagar na mão do segunda linha Jebb Sinclair, com conversão de Pritchard aos 12 minutos de jogo. Canadá 7x0.

Tonga voltou a impor o ritmo de jogo, e logo em seguida teve dois penais, mas Morath, chutou fora dos paus, perdendo a chance de aproximar no placar. Aos 24 minutos, a defesa tonganesa cedeu um penal, e Pritchard anotou mais três pontos. Canadá 10x0. O jogo que parecia fácil, já tinha ficado difícil.

No final do primeiro tempo, Tonga colocou pressão no Canadá, fazendo várias fases até o centro Piutau achar um buraco na defesa canadense cansada, e marcar o primeiro try de Tonga na partida. Morath converteu. Canadá 10x7.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Morath empatou o jogo com a conversão de um penal. Os africanos, no entanto, não conseguiram manter o controle da partida. Logo em seguida, os canadenses pressionaram a defesa tonganesa, e o árbitro sul-africano Jonathan Kaplan, marcou mais um penal, e Pritchard não perdoou, colocando o Canadá novamente na frente do placar. Canadá 13x10.

Aos 52 minutos, o abertura de Tonga, Taniela Moa, fez uma jogada sensacional com o centro Piutau, que marcou seu segundo try na partida, Morath converteu. Tonga 17x13. Os canadenses sentiram o try, e continuaram sendo pressionados, apesar da defesa firme. Foram empurrados com o forte ritmo de jogo do tonganeses até que cederam mais um penal aos 62 minutos. Morath novamente converteu. Tonga 20x13.

Pela primeira vez, a vitória parecia estar próxima. O que a seleção de Tonga não contava era com a resposta imediata dos canadenses. Num contra-ataque com ótimo apoio na linha, até a bola oval chegar nas mãos do oitavo Aaron Carpenter, marcando o try na hora certa do jogo. Pritchard perdeu a conversão e a chance do empate. Tonga 20x18.

Com 70 minutos de jogo aconteceu o momento crucial da partida para os canadenses. Depois de uma sequencia de fases, o ponta Phil Mackenzie pegou a bola na linha quebrando a defesa tonganesa, marcando um try sensacional.  Pritchard desta vez conseguiu a conversão. Canadá 25x20. Com a vitória canadense, Tonga perdeu a segunda partida seguida e a chance de se classificar para a próxima fase.