Categorias de base fortalecem Bandeirantes e Curitiba/Unibrasil para o Super 10

Curitiba Rugby/Unibrasil aposta na categoria de base / Foto: Renan TobbiasSão Paulo - Acompanhados por mais oito equipes, Bandeirantes e Curitiba Rugby/Unibrasil estreiam no Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby XV 1ª divisão no dia 30 de junho. Para essa temporada, as equipes aproveitarão a força de suas categorias de base para brigar pelo título nacional.

"Há cinco anos investimos na juventude e agora podemos contar com eles na equipe principal. Alguns deles já passaram pela seleção juvenil. Estamos muito otimistas e a meta é chegar às semifinais", diz o presidente do clube paranaense, Edgar Wilkens.

O treinador de linha Lalo Lagarrigue sabe que a pouca experiência dos mais jovens pode ser uma desvantagem, ainda mais jogando o principal torneio nacional da temporada. Contudo, ele acredita que os novatos estão prontos para enfrentar os desafios. "Ainda falta o traquejo de jogo, mas eles têm um bom nível técnico. Vamos apresentar uma equipe com fundamentos mais aprimorados. Enfrentar times mais fortes também irá mostrar nossas fraquezas, alguns buracos que não detectamos por jogar com equipes mais fracas, e isso irá ajudar a desenvolver nosso potencial", explica.

Em São Paulo, o Bandeirantes também está se renovando. Isso porque 14 atletas do time principal de 2011 não fazem mais parte dos planos deste ano. Entre eles, o argentino Juli, escolhido o melhor jogador do Super 10 na temporada passada, que está se mudando para a Inglaterra.

"O campeonato estadual tem servido como experiência para os atletas e esquemas táticos visando o segundo semestre. Mas tanto a comissão técnica quanto o time principal estão muito esperançosos quanto à participação neste torneio de maior repercussão nacional", afirma o presidente Joaquim Mina, mais conhecido como Nona.

Para superar os desfalques, a proposta é manter o sistema de jogo forte na linha de frente com essa nova geração. "Temos um scrum muito forte, mas com a entrada dos jogadores novos, é preciso voltar com alguns fundamentos básicos para que a gente continue atuando com esse sistema mais ofensivo", comenta Keith Young, head coach do time.


O torneio - Com a presença de 10 equipes de seis estados, o Super 10 tem início marcado para o dia 30 de junho. As equipes serão divididas em dois grupos, amarelo e verde, com cinco equipes em cada. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas-de-final, que serão disputadas no dia 1º de setembro. Os quintos colocados de cada grupo se enfrentam em um jogo único para determinar o nono e décimo colocado. A equipe que se classificar em último lugar no torneio, disputará contra o clube campeão da Copa do Brasil de 2012 um jogo para determinar qual das duas equipes terá direito a disputar o Super 10 - 2013. As semifinais do Super 10 - 2012 serão no dia 15 de setembro. Final e disputa de terceiro lugar ocorrem dia 29 de setembro. O canal Sportv transmitirá as semifinais e finais do campeonato.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook