Decisão do Campeonato Brasileiro - Super 10 terá ajuda tecnológica pela primeira vez

Final do Super 10 terá transmissão ao vivo do Sportv 2 / Foto: Elis CuellasSão Paulo - A decisão do Campeonato Brasileiro de Rugby - Super 10 contará com uma grande inovação. Pela primeira vez no Brasil será utilizada a tecnologia para tirar qualquer dúvida que o árbitro possa ter na marcação de um try (pontuação máxima do rugby).

O TMO (Television Match Official), ou Vídeo Referee, como também é conhecido, será o 5º árbitro do jogo. Além do árbitro principal, seus dois auxiliares e o 4º árbitro (árbitro de mesa), este ficará na cabine de transmissão com um monitor à sua disposição para auxiliar o árbitro em dúvida de try de uma das equipes.

Essa tecnologia é utilizada nos principais torneios internacionais e mostra-se um importante recurso no auxílio a arbitragem. "Acho que a implementação disso no Brasil é um grande passo e mostra como a tecnologia e a arbitragem podem caminhar juntas em prol do esporte e de decisões mais justas", diz Xavier Vouga, diretor de desenvolvimento e arbitragem da CBRu. Outra inovação na transmissão do SporTV será a captação do áudio do árbitro, recurso também utilizado nos principais campeonatos do exterior.

A grande final acontece nesse sábado (19) no Estádio Municipal Hermínio Espósito, localizado em Embu das Artes (SP). Bandeirantes e São José entram em campo às 21h30, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv 2.

As duas equipes de melhor campanha do campeonato confirmaram o favoritismo e decidem o título de 2011 em uma partida que promete bastante qualidade técnica. De um lado o Bandeirantes, comandado pelo experiente Keith Young, jogador sul-africano, e do outro a equipe joseense com um plantel completo e bastante elogiado. Os times já se enfrentaram três vezes na final do nacional, com duas vitórias joseenses (2002 e 2003) e uma do Band (2009).

Para o time da capital, o título será consequência do trabalho apresentado durante o torneio. "A temporada de 2011 mostra a evolução do clube como um todo. Além de conseguir o vice-campeonato paulista, a equipe vem fazendo uma excelente campanha no principal campeonato nacional. Estamos esperançosos e preparados para a grande final", comenta Joaquín Mina, presidente do Bandeirantes.

Já a equipe do Vale do Paraíba está confiante e determinada para continuar a sequência de títulos que está se sucedendo desde 2002 - o clube apenas não levantou a taça do Brasileiro nos anos de 2005, 2006 e 2009. "Vamos com tudo pra levar o hepta", afirma Rafael Dawailibi.

Disputas de terceiro até oitavo lugar também movimentam o final de semana -
Além do título, as definições da terceira até a oitava posição do campeonato também ocorrem neste sábado (19). Ainda no Estádio Municipal Hermínio Espósito, às 19h, SPAC e Pasteur duelam pelo terceiro lugar no campeonato, enquanto Desterro e Rio Branco disputam o 5º lugar, às 17h.

Já UniBrasil/CRC e Farrapos jogam em Curitiba, no Paraná Esporte, às 15h30. O nono e décimo lugar já foram definidos em uma partida entre Niterói e BH, que aconteceu no dia 10 de setembro, com vitória da equipe mineira por 19 a 5. Os cariocas definem a permanência no Super 10 2012 contra o Ilhabela, campeão da Copa do Brasil, segunda divisão do rugby XV, em data e local à definir.

Final do Super 10
Bandeirantes x São José
Arbitragem: Xavier Vouga
19 de novembro - ás 21h30 - transmissão ao vivo pelo canal Sportv 2
Estádio Municipal Hermínio Espósito (Alameda Fernando Batista Medina, 120) , Embu das Artes (SP)
Entrada gratuita

Outros jogos da rodada
No Estádio Municipal Hermínio Espósito (Alameda Fernando Batista Medina, 120), Embu das Artes (SP):
SPAC x Pasteur - 19h
Arbitragem: Henrique Platais
Desterro x Rio Branco - 17h
Arbitragem: Fermín Padilla

No Paraná Esporte (Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020, Capão da Imbúia)
UniBrasil/CRC x Farrapos - 15h30
Arbitragem: Ricardo Sant’Anna

Maiores pontuadores
1º Juli (Bandeirantes) - 88 Pontos
2º Tanque (São José) - 66 pontos
3º Ige (Desterro) - 45 pontos