Equipes paulistas fazem a festa na final do Brasil Sevens 2011

Domingo (18) teve festa paulista no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP), nas finais do Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens/Brasil Sevens 2011 / Foto: Humberto TetéSão Paulo - Domingo, dia 18 de Dezembro, teve festa paulista no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP), nas finais do Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens/Brasil Sevens 2011. São José, no masculino adulto, Jacareí, no masculino juvenil, e SPAC, no feminino adulto, sagraram-se os campeões nacionais da temporada.

A equipe joseense conquistou seu quinto título nacional no masculino adulto depois de uma vitória elástica de 31 a 0 sobre o UniBrasil/CRC. Os curitibanos, que foram campeões da categoria juvenil em 2010, chegaram às finais com muita garra, mas foram parados pela experiência do time do Vale do Paraíba.

"O São José foi várias vezes campeão e nós temos um time com muitos jogadores da base, com média de idade de 20 anos. Ficamos um pouco nervosos, mas todos estão de parabéns por terem chegado à final do adulto", explica Yan Machado, jogador do UniBrasil/CRC.

O mesmo nervosismo também atrapalhou os juvenis do campeão nacional adulto, que perderam a final por 15 a 0 para os vizinhos de Jacareí, associação esportiva fruto de um trabalho social do próprio São José, iniciado há sete anos. Assim, a vitória que levou ao primeiro título nacional teve um sabor mais do que especial.

"Estou sem palavras. Estou no clube há três anos. Foi uma vitória engasgada e espero que seja a primeira de muitas", disse Luís Gustavo, de 17 anos, autor de dois dos três triesmarcados pelos jacareienses.

Com a mesma alegria estavam as meninas do SPAC, que comemoraram mais um campeonato brasileiro. Em uma partida equilibrada e marcada pelo bom nível técnico, a equipe paulistana definiu o placar de 12 a 7 sobre o Niterói (RJ) em um try de Mariana Ramalho, no final da segunda etapa.

"Foi uma vitória de todas, que veio graças a muito treino, muito físico e da união do grupo", relata a jogadora do SPAC.

O campeonato - Foram 37 equipes de seis estados participando desta edição do evento, que contou com aproximadamente 450 atletas. Diferente dos anos anteriores, onde os vencedores eram conhecidos após várias etapas, o torneio deste ano foi disputado em três dias, com uma fase de grupos seguida de eliminatórias, e a presença das melhores equipes do Brasil na modalidade.

"Joga-se mais com mais times, o que é bom para o desenvolvimento técnico, e com apenas uma etapa economiza-se no investimento, já que não é necessário gastar várias vezes com viagem, acomodação e outras despesas, fazendo com que mais clubes possam participar do evento", comenta o treinador do Jacareí, Júlio Faria.

Segundo a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), o novo formato objetiva fomentar as disputas regionais, que classificam para o evento nacional. A qualidade dos jogos durante todo evento mostra que o campeonato foi bem sucedido. Além disso, as partidas decisivas foram exibidas ao vivo pelo SporTV na noite do domingo.

Visita ilustre - O diretor de rugby da Federação Portuguesa e especialista de rugby sevens, Tomaz Morais, veio ao Brasil à convite da CBRu e prestigiou o evento neste fim de semana. O treinador, que levou a seleção de Portugal a participar pela primeira vez da Copa do Mundo de Rugby, em 2007, visitou o novo Centro de Treinamento da entidade, avaliou jogadores e ministrou uma palestra no primeiro encontro de treinadores de sevens, realizado no sábado (17), falando sobre administração e alto rendimento.

"Sob a ciência da IRB (Federação Mundial), trouxemos o Tomaz para que ele pudesse avaliar o estágio do rugby brasileiro hoje, que é parecido com a realidade de Portugal antes de ir ao Mundial de 2007. Sua expertise contribuiu muito para o desenvolvimento da modalidade e essa visita é uma oportunidade excelente para nós", afirma Sami Arap Sobrinho, presidente da CBRu.

Segundo o dirigente português, "o crescimento do rugby está ligado não só à boa performance das equipes, mas à organização, boa gestão e comprometimento dos responsáveis. Além disso, o Brasil está de parabéns por demonstrar ativamente os valores do esporte".

"Notei muita educação e respeito da parte de todos e isso não se pode perder nunca. Essa alegria e essa disposição são essenciais para a continuidade do trabalho e para aprimorar todos os níveis da modalidade", ressalta Tomaz Morais, eleito em 2004 técnico do ano pela IRB.

Resultados finais do Brasil Sevens 2011:

Juvenil
Disputa do 3° Lugar de Prata
UniBrasil/CRC (PR) 7 X 19 Bandeirantes (SP)

Final de Prata
Ilhabela (SP) 0 x 7 Costão do Norte (SC)

Disputa do 3° Lugar de Ouro
Pasteur (SP) 7 X 5 SPAC (SP)

Final de Ouro
São José (SP) 0 x 15 Jacareí

Feminino
Disputa do 3° Lugar
Charrua (RS) 0 x 10 Desterro (RS)

Final
SPAC (SP) 12 X 7 Niterói (RJ)

Masculino
Disputa do 3° Lugar
SPAC 12 x 5 Desterro (RS)

Final
São José (SP) 31 X 0 UniBrasil/CRC (PR)