Melina e Pasteur são campeões do Super Sevens

Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens definiu seus campeões da temporada 2022: Melina (MT) na 1ª divisão e Pasteur (SP) na 2ª divisão / Foto: CBRu

São José dos Campos - Fim de semana de decisões no rugby sevens feminino de clubes brasileiro. O Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, recebeu a penúltima etapa do Super Sevens, o Campeonato Brasileiro da modalidade, e teve festa cuiabana, festa paulistana e festa carioca.
 
Isso porque o Melina, do Mato Grosso, se sagrou bicampeão brasileiro na 1a divisão, vencendo a etapa e, de quebra, matematicamente o título da temporada. Já o o Pasteur, da capital paulista, celebrou o título da temporada da 2a divisão ao ficar no segundo lugar da etapa. O título da etapa foi do Rio Rugby.
 
Organizado pela Confederação Brasileira de Rugby, o Super Sevens conta com um total de 6 etapas de 1a divisão adulta, das quais 3 contam também com 2a divisão e 3 com juvenil. A etapa de São José dos Campos foi a última da 2a divisão, decidindo o título e a promoção para 2023.
 
Rio Rugby festeja na etapa, mas promoção é do Pasteur, com emoção - A 2ª divisão se provou emocionante até o fim. Em evolução ao longo do ano, o Rio Rugby atingiu o melhor de sua forma e conquistou o título da etapa de modo invicto, batendo tanto Jacareí quanto Pasteur para ficar com o torneio, jogado em pontos corridos. Com o resultado, as cariocas ficaram com o terceiro lugar da temporada.
 
Já a briga pelo título geral foi decidida na base dos critérios de desempate. O Jacareí chegou à etapa 2 pontos acima do Pasteur, mas foi o time paulistano que provou seu melhor momento. Após o Jacareí tropeçar com empate diante do Goianos, o duelo da última rodada entre Pasteur e Jacareí virou uma verdadeira final. A vitória ficou com o Pasteur, que fez 15 a 10.
 
Marina Vasconcellos, capitã do Pasteur, comentou a conquista: “Foi no sufoco, mas o trabalho foi recompensado. A proposta era melhorarmos jogo a jogo e estamos muito aliviadas e felizes. Agora queremos dar trabalho na primeira divisão”.
 
Melina é campeão antecipadamente - Na primeira divisão, o Melina provou mais uma vez ser o melhor time do país ao conquistar sua quarta etapa em cinco disputadas. Com título em São José dos Campos, o Melina assegurou matematicamente o título do ano, mesmo antes da etapa final.
 
O clube matogrossense alcançou a final após passar em segundo lugar no chamado “grupo da morte”, ao vencer o São José, mas perder para o vice líder da temporada Band Saracens. Assim, o suspense seguiu no domingo, com o Melina derrotando Curitiba e Delta no mata-mata para fazer a final com o Niterói.
 
O clube do Rio de Janeiro foi o algoz do Band Saracens na semifinal, mas acabou não segurando a pressão matogrossense imposta do começo ao fim. O Melina fez indicutiveis 35 a 12 sobre o Niterói e ergueu a taça.
 
“Treinamos muito, foi uma semana muito intensa, com o objetivo de assegurar essa conquista. Estamos muito felizes com o título e também com a evolução de todos os times do campeonato”, falou Yolanda Pérez, atleta venezuelana do Melina.
 
Com o São José ficando com o quinto lugar, a briga pelo pódio da temporada (que dará direito ao Bolsa Atleta) é a briga que restou para a sexta, com Band Saracens, Niterói e São José muito próximos na tabela.
 
O torneio de São José ainda marcou o retorno das catarinenses do Desterro, tetracampeãs brasileiras, que tinham ficado de fora das duas etapas passadas. Apesar de já rebaixado para 2023, o Desterro mostrou qualidade e ficou com o sexto lugar na competição.
 
Veja Também: