No Equador, Seleção feminina de Beach Rugby é bicampeã dos Jogos Sul-Americanos de Praia

Seleção Feminina de Beach Rugby conquista ouro para o Brasil no Equador / Foto: Divulgação / CBRuEquador - A seleção brasileira feminina de beach rugby sagrou-se bicampeã dos II Jogos Sul-Americanos de Praia, que estão sendo disputados na cidade de Manta, no Equador. Neste domingo, dia 11, as meninas venceram o Uruguai por 10 a 5 na final do torneio.

Nas semifinais, as brasileiras duelaram contra as argentinas, em partida encerrada em 5 x 5. Com isso, o desempate ocorreu no 1 contra 1, onde uma atleta corre com a bola e a outra busca o tackle, a defesa garante a vantagem ao colocar a adversária na areia enquanto o ataque pontua com um try.

Nessa disputa, o Brasil venceu por 2 a 1, avançando para as finais contra o Uruguai, adversário que superou a seleção verde e amarela no sábado (10) por 15 a 10. Na final, o Brasil devolveu a derrota para as uruguaias, vencendo por 10 a 5, com um try nos minutos finais.

"Foi um jogo duro, assim como a semifinal, mas conseguimos realizar nossa melhor partida do torneio na final e superamos o Uruguai comtries da Viviane e Maíra. Alcançamos nosso objetivo e estamos muito satisfeitos", comentou José Eduardo Moraes, treinador da seleção feminina.

No torneio masculino, depois de terminar a primeira fase em terceiro lugar, a equipe brasileira foi derrotada pelo Chile por 20 a 0 nas semifinais e terminou em quarto lugar após nova derrota na disputa do bronze contra com o Peru, por 35 a 20. O ouro ficou com a Argentina, que venceu os chilenos por 27 a 5.

Confira os resultados do Brasil no Equador: 
Masculino

Chile 30 x 20 Brasil
Brasil 35 x 20 Paraguai
Brasil 0 x 55 Argentina
Brasil 30 x 15 Venezuela
Brasil 35 x 5 Equador
Brasil 12 x 10 Peru

Semifinais
Chile 20 x 0 Brasil

Disputa do Bronze
Peru 35 x 20 Brasil

Feminino
Brasil 25 x 10 Argentina
Brasil 15 x 5 Venezuela
Brasil 10 x 15 Uruguai

Semifinais
Brasil 5 x 5 Argentina *(2 x 1 para o Brasil no desempate)

Final
Brasil 10 x 5 Uruguai

O Beach Rugby (ou Rugby de Praia) é uma variação do rugby tradicional, com regras variando de torneio para torneio. No Equador, as partidas do Beach Rugby foram disputadas em dois tempos de seis minutos, com cinco jogadores de cada lado. Cada try vale 5 pontos, inexistindo a pontuação por conversões. Os penais valem 2 pontos, mas só podem ser chutados a gol de trás do meio campo.