Primeiro negro a marcar um try pela África do Sul é assassinado aos 32 anos

Neste domingo, 13 de novembro, Solly Tyibilika, de 32 anos, primeiro atleta negro a marcar um try pela seleção da África do Sul, morreu após ser baleado dentro de um bar no subúrbio da Cidade do Cabo / Foto: Divulgação/IRBÁfrica do Sul - O Rugby sul-africano está em luto. No último domingo, dia 13 de novembro, Solly Tyibilika, de 32 anos, primeiro atleta negro a marcar um try pela seleção da África do Sul, morreu após ser baleado dentro de um bar no subúrbio da Cidade do Cabo.

O jogador levou três tiros, e não resistiu até o resgate chegar ao local, outras duas pessoas ficaram feridas, mas passam bem.

 Solly Tyibilika, de 32 anos, nasceu em Porto Elizabeth. O jogador  teve seu primeiro contato com a bola oval na escola onde estudou, Loyiso High School. Na época, o Rugby na África do Sul não era um esporte democrático e era praticado apenas pelo brancos, com poucas exceções.

Levando em conta o racismo, Solly teve que ultrapassar obstáculos para poder jogar o esporte que amava. Em 2001, o terceira linha conseguiu se profissionalizar no time South Kings.

Depois de três anos no South Kings, em novembro de 2004, Tyibilika foi convocado para seleção da África do Sul para jogar contra a Escócia, no Estádio Murrayfield, em Edinburgh. Os sul-africanos venceram por 45 a 10, e Solly entrou para história. Foi o primeiro jogador negro a marcar um try pelos Springboks. Tyibilika disputou oito partidas pela África do Sul e marcou três tries. Sua última participação pela seleção foi em 2006, numa partida contra a Nova Zelândia.

“Sua ascensão a elite do rugby sul-africano é uma demonstração clara do que pode ser conquistado quando talento e oportunidade se encontram. Eu me recordo de um jogador habilidoso, competitivo e agradável, que cresceu rapidamente na carreira e virou um Bok”, comentou o presidente da União Sul-Africana de Rugby, Oregan Hoskins, que também disse que ficou arrasado ao ser informado sobre o falecimento de Tyibilika, “Solly foi um pioneiro entre os negros na seleção, e perdê-lo de maneira tão repentina e brutal, é arrasador”.

O crime ocorreu no domingo, dia 13 de novembro. O jogador estava em um bar no subúrbio de Gugulethu, periferia da Cidade do Cabo, zona onde operam grupos mafiosos. Após um tiroteio, Solly levou três tiros e acabou morrendo ainda no local, antes do resgate chegar. Segundo o porta-voz da polícia da Cidade do Cabo, por volta de duas da manhã, dois homens não identificados, entraram no estabelecimento e abriram fogo contra os clientes. No momento a polícia que não tem informações sobre o motivo do ataque e está focada na captura dos suspeitos.


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook