São José e Rio Branco apostam em renovação para conquistar título do Super 10

Rugby quer crescer no Brasil / Foto: João Neto / FotojumpSão Paulo - O Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby XV 1ª divisão, que começa no dia 30 de junho, será marcado pela renovação, pelo menos para dois times tradicionais: São José e Rio Branco. Para essa temporada, as equipes apostaram em novos talentos da modalidade, que se juntarão aos grupos mais experientes. Atuais campeões, os representantes do Vale do Paraíba tentarão a oitava taça em um período de 10 anos, enquanto os paulistanos querem o pentacampeonato.

"Montamos um time da região e vamos aproveitar alguns desses jovens no time principal para essa temporada. Com um grupo que irá mesclar a categoria de base e os mais experientes, a ideia é manter com o mesmo sistema de jogo e continuar apostando na velocidade", comenta Ignácio Ferreya, treinador do São José.

Para manter a hegemonia nacional, uma das características - e vantagens - da equipe joseense é ter bons suplentes. "Sempre tivemos um elenco grande e de qualidade. É um campeonato muito longo, já temos alguns jogadores machucados por conta do Campeonato Paulista. Por isso, é muito importante apostar na renovação", explica o presidente do São José, Christiano Clair. A equipe de rugby do Vale do Paraíba foi campeã nacional em 2002, 2004, 2007, 2008, 2010 e 2011.

Já o Rio Branco acredita também na sua nova comissão técnica para 2012. Formada por dois argentinos, um uruguaio e um espanhol, a meta é levar os paulistanos ao topo pódio. "Com essa comissão mais robusta queremos melhorar colocação da equipe no cenário nacional. Além disso, temos o Allan Joseph, o Danilo Lima (Vermelho) e o Martín Schaefer, recém convocados para integrar a seleção brasileira e eles certamente passam a experiência para os demais", comenta Emerson Cação, diretor de marketing dos pelicanos. A equipe do Rio Branco conta com o patrocínio da Schincariol.

Para o espanhol Miguel Angel Diaz Guervos, head coach do time, o diferencial desta temporada estará no trabalho em equipe. "Estamos conseguindo integrar os jogadores jovens com os veteranos. Esse apoio dos mais experientes é fundamental, bem como do próprio clube, algo que recebemos sempre. Também iremos trabalhar mais alguns fundamentos de jogo e criar uma base mais sólida", diz o treinador.


O torneio - Com a presença de 10 equipes de seis estados, o Super 10 tem início marcado para o dia 30 de junho. As equipes serão divididas em dois grupos, amarelo e verde, com cinco equipes em cada. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas-de-final, que serão disputadas no dia 1º de setembro. Os quintos colocados de cada grupo se enfrentam em um jogo único para determinar o nono e décimo colocado. A equipe que se classificar em último lugar no torneio, disputará contra o clube campeão da Copa do Brasil de 2012 um jogo para determinar qual das duas equipes terá direito a disputar o Super 10 - 2013. As semifinais do Super 10 - 2012 serão no dia 15 de setembro. Final e disputa de terceiro lugar ocorrem dia 29 de setembro. O canal Sportv transmitirá as semifinais e finais do campeonato.


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook