Seleção brasileira de rugby garante vaga nos Jogos Pan-Americanos do México

Brasil venceu o Paraguai na raça / Foto: Sylvia DiezBento Gonçalves (RS) - O rugby brasileiro alcançou um dos principais objetivos de sua história. Neste sábado, a seleção masculina venceu os dois primeiros jogos da fase inicial do Campeonato Sul-Americano, em Bento Gonçalves (RS), e garantiu vaga nos Jogos Pan-Americanos do México, em outubro, além de classificar-se para a semifinal do torneio, que será finalizado neste domingo.

O Brasil superou Paraguai e Peru pelo Grupo A e enfrentará a Argentina, ainda neste sábado, para definir a primeira posição da chave. No outro grupo, Uruguai e Chile também já estão qualificados para a próxima fase e jogarão para decidir o primeiro lugar. Argentinos, uruguaios, e chilenos chegaram ao torneio com a vaga para o Pan assegurada. Com a classificação de Uruguai e Chile no Grupo B, bastou o Brasil ganhar seus dois jogos para comemorar a qualificação para a competição intercontinental.
"Essas duas rodadas foram dentro do esperado. Agora o time entrará em campo menos tenso, já que carimbamos o passaporte para o Pan. Vamos buscar o melhor resultado possível", contou o treinador Maurício Coelho.

Emocionado pela conquista, Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby, comemorou o desempenho dos atletas. "Estou muito satisfeito com esta classificação. A vaga para o Pan foi planejada e é o primeiro de muitos passos que daremos. Quero citar também a importância dos nossos patrocinadores e apoiadores".

A campanha brasileira começou em um jogo nervoso e equilibrado contra o Paraguai. Os brasileiros contaram com o apoio da torcida, que compareceu na Arena do SESI, e após algumas mudanças no placar, venceu por 19 a 10. "Os jogos contra os paraguaios são sempre equilibrados e este não seria diferente. Agora vamos descansar para o jogo contra o Peru", afirmou Henrique Dantas, jogador brasileiro, logo após a partida.

Na sequência, o Brasil entrou em campo, sabendo que uma vitória garantiria a classificação para o Pan. Desde o apito inicial, o time foi para cima dos peruanos e construíram a vitória de 36 a 7. Ainda na noite deste sábado, Brasil x Argentina e Uruguai x Chile jogarão para definir os confrontos das semifinais. As duas seleções finalistas, tanto no masculino, quanto no feminino, classificam-se para a etapa do Circuito Mundial em Las Vegas, nos Estados Unidos, em 2012.

Brasil mantém invencibilidade no feminino - Entre as mulheres, o Brasil também fez bonito e venceu os dois primeiros jogos. A equipe pretende manter a invencibilidade no continente - em toda a história, as brasileiras nunca perderam uma partida na América do Sul.

O primeiro jogo da campanha demonstrou a qualidade da equipe, que não deixou o Paraguai passar do meio-de-campo e construiu o placar de 44 a 0. Mariana Ramalho foi o maior destaque com quatro tries e duas conversões.

No jogo seguinte, contra a Venezuela, o time continuou com o mesmo ritmo, com troca de passes e velocidade, para marcar 36 a 0. "Jogamos como costumamos, mas cometemos alguns erros que não podem se repetir. Temos de manter o mesmo sistema para os próximos jogos, com alguns ajustes", afirmou o técnico João Nogueira.

Tabela de jogos

Chave masculina

Primeira fase
Grupo A (Argentina, Brasil, Paraguai e Peru)

Brasil 19 x 10 Paraguai
Argentina 47 x 5 Peru
Brasil 36 x 7 Peru
Argentina 38 x 0 Paraguai
Ainda neste sábado - Paraguai x Peru e Argentina x Brasil

Grupo B (Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela)
Chile 36 x 0 Colômbia
Uruguai 43 x 7 Venezuela
Chile 33 x 5 Venezuela
Uruguai 33 x 5 Colômbia
Ainda neste sábado - Colômbia x Venezuela e Uruguai x Chile

Chave feminina

Primeira fase
Grupo A (Brasil, Argentina, Venezuela e Paraguai)

Argentina 43 x 0 Venezuela
Brasil 44 x 0 Paraguai
Argentina 32 x 0 Paraguai
Brasil 36 x 0 Venezuela
Ainda neste sábado - Venezuela x Paraguai e Brasil x Argentina

Grupo B (Uruguai, Chile, Colômbia e Peru)
Uruguai 10 x 5 Chile
Colômbia 12 x 5 Peru
Uruguai 26 x 0 Peru
Colômbia 5 x 5 Chile

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook