Seleção brasileira feminina de rugby tem saldo positivo no Torneio Internacional em Dubai

Jogadoras da Seleção Brasileira de Rugby no Pódio em Dubai  / Foto: Comunicação CBRuSão Paulo (SP) - O vice-campeonato na Taça de Prata do Emirates Airline Dubai Rugby 7s 2010, torneio disputado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nos últimos dias 3 e 4, foi comemorado pela seleção brasileira feminina de rugby. O coordenador técnico de alto rendimento da seleção, João Nogueira, destacou muitos pontos positivos no desempenho da equipe.

"Esta foi claramente uma demonstração de que o rugby brasileiro possui capacidade e estrutura para participar em um dos maiores eventos do esporte feminino do mundo", contou. O torneio internacional teve a presença de 16 equipes, de grandes centros do rugby no mundo, divididas em quatro grupos.

Segundo João Nogueira, o Brasil sentiu o peso da estreia contra a vice-campeã do torneio e considerada uma das melhores seleções do mundo, a França, e perdeu por 35 a 0. "Jogamos para mais de 10 mil pessoas no estádio e contra um adversário muito forte. Porém, os demais confrontos foram muito equilibrados".

Após a partida contra as francesas, o Brasil perdeu no último minuto para a seleção do Cazaquistão, por 12 a 7, após estar à frente por 7 a 5. Na sequência, a equipe recuperou-se e venceu o Pink Ba-bas, do Reino Unido, pelo placar de 26 a 10, garantindo vaga na Taça de Prata.

Na semifinal desta disputa, o Brasil derrotou o Tuks Rugby, forte equipe da África do Sul, com grande tradição no esporte, por 12 a 7. "Nossa defesa foi muito testada neste jogo. Mesmo contra equipes superiores fisicamente, quando foi necessário entrar em contato para gerar espaço, a equipe se comportou muito bem", afirmou João Nogueira.

Na final, a seleção brasileira sentiu o desgaste e perdeu para o Pink Ba-bas por 10 a 0. "O saldo foi altamente positivo, não apenas pelos resultados obtidos, mas também pela repercussão junto ao público e autoridades do rugby mundial", avaliou o coordenador técnico.

O Emirates Airline Dubai Rugby 7s é organizado pela Federação Internacional de Rugby (IRB) e terá novas etapas na próxima temporada. A participação em Dubai faz parte do planejamento brasileiro para buscar o heptacampeonato do Campeonato Sul-Americano, nos dias 5 e 6 fevereiro de 2011, em Bento Gonçalves (RS).

"Certamente este foi o melhor preparo que nossa seleção realizou para o Sul-Americano", concluiu o treinador da seleção, que se reunirá no Centro de Treinamento em Itu (SP), nos próximos dias 18 e 19.