Seleção brasileira masculina de rugby vence Argentina pela primeira vez na história

Gregg (10) marcou o try decisivo / Foto: Sylvia DiezBento Gonçalves (RS) - A seleção brasileira masculina de rugby conquistou outro resultado histórico. Após garantir a vaga para os Jogos Pan-Americanos, o Brasil superou a Argentina pela primeira vez em toda a história, por 7 a 0, na edição de 2011 do Campeonato Sul-Americano de rugby Sevens, na cidade de Bento Gonçalves (RS).

A vitória, conquistada através de um try de Daniel Gregg, convertido por Lucas Duque, deu à seleção a primeira posição no Grupo A, e o direito de enfrentar o Uruguai, segundo colocado do Grupo B, na semifinal deste domingo.

"Durante o jogo nem dá tempo para pensar na importância do resultado. Estávamos concentrados em todos os lances e a vitória apareceu. Achava que ia morrer sem ver o Brasil ganhar da Argentina. Marcar o try foi incrível, mas divido todos os méritos com meus companheiros e comissão técnica", afirmou Gregg, um dos responsáveis pela primeira derrota argentina na América do Sul.

Maurício Coelho, treinador da seleção, analisou o primeiro dia do Sul-Americano 2011. "Começamos com pouco de tensão, mas ao longo dos jogos fomos melhorando. Aos poucos o time vai aprendendo e quem sabe, um dia chegaremos à elite do rugby mundial".

A campanha na primeira fase começou com vitória contra o Paraguai por 19 a 10. Na sequência, o Brasil ganhou com tranqüilidade do Peru por 36 a 7 e conquistou a classificação para o Pan. A partida contra os argentinos foi a última do primeiro dia na Arena do SESI.

"O rugby brasileiro é forte demais. Em três meses de preparação, esses garotos mostraram muito valor. Mês passado ganhamos do Uruguai na casa deles e aqui garantimos vaga para o Pan e vencemos os argentinos", comemorou Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), que logo após o apito final conversou com todo o elenco e comissão técnica.

Campeã do Grupo A, a seleção enfrentará o Uruguai, de olho na final do torneio. A outra semifinal será entre Argentina e Chile. Os dois finalistas jogarão a etapa de Las Vegas, nos Estados Unidos, do Circuito Mundial de 2012.

Seleção feminina segue 100% no continente - Hexacampeãs continentais, a seleção feminina continuou com sua rotina de vitórias. Após bater Paraguai (44 a 0) e Venezuela (36 a 0), a equipe comandada por João Nogueira, venceu a Argentina por 19 a 7, no começo da noite deste sábado.

"Fizemos boas partidas, mas podemos melhorar para os jogos decisivos", comentou o treinador da seleção que venceu todos os compromissos em Sul-Americanos. As semifinais femininas serão as mesmas da masculina: Brasil x Uruguai e Chile x Argentina e as duas melhores também irão para Las Vegas em 2012. Além das disputas de terceiro lugar, semifinais e finais, o Sul-Americano de Rugby terá jogos para decidir todas as posições.

Tabela de jogos

Chave masculina
Primeira fase
Grupo A (Argentina, Brasil, Paraguai e Peru)

Brasil 19 x 10 Paraguai
Argentina 47 x 5 Peru
Brasil 36 x 7 Peru
Argentina 38 x 0 Paraguai
Paraguai 12 x 0 Peru
Argentina 0 x 7 Brasil

Grupo B (Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela)
Chile 36 x 0 Colômbia
Uruguai 43 x 7 Venezuela
Chile 33 x 5 Venezuela
Uruguai 33 x 5 Colômbia
Colômbia 33 x 5 Venezuela
Uruguai 14 x 19 Chile

Chave feminina
Primeira fase

Grupo A (Brasil, Argentina, Venezuela e Paraguai)

Argentina 43 x 0 Venezuela
Brasil 44 x 0 Paraguai
Argentina 32 x 0 Paraguai
Brasil 36 x 0 Venezuela
Venezuela 17 x 0 Paraguai
Brasil 19 x 7 Argentina

Grupo B (Uruguai, Chile, Colômbia e Peru)
Uruguai 5 x 10 Chile
Colômbia 12 x 5 Peru
Uruguai 26 x 0 Peru
Colômbia 5 x 5 Chile
Chile 19 x 7 Peru
Colômbia 5 x 24 Uruguai

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook