Seleção feminina de rugby estreia contra Canadá nesta quinta-feira no Circuito Mundial

Tupis treinando em Hong Kong / Foto: CBRu / DivulgaçãoChina - Embalada pela conquista do octacampeonato sul-americano, a seleção brasileira feminina de rugby sevens estreia nesta quinta-feira, dia 22 de Março, às 22h30 (horário de Brasília), contra o Canadá, na sexta etapa do Circuito Mundial, que será realizada em Hong Kong até sábado (24).

O Brasil está no Grupo A, que conta ainda com a presença da fortíssima Rússia, partida programada para as 23h50 de quinta. As canadenses, campeãs da última etapa, não são surpresa para as tupis. Segundo a comissão técnica, o rival ainda é superior, mas a diferença de nível entre as duas equipes está diminuindo gradativamente.

"O nosso jogo contra o Canadá em Las Vegas, na quinta etapa, teve o menor placar desde que as enfrentamos em Dubai, no Mundial de 2009. Foi a primeira vez que tomamos menos de 30 pontos. Observamos contra elas que a nossa habilidade no contato melhorou muito e a tendência, com o tempo, é melhorar cada vez mais os nossos resultados", analisa o treinador João Nogueira.

A sexta etapa do Circuito é o primeiro grande desafio das tupis após a conquista do Rio Sevens - Campeonato Sul-Americano de Rugby. A base da equipe que está na Ásia é formada pelo time campeão.

"Algumas jogadoras, como a Vanessa e a Bia, ainda não jogaram no Circuito, mas estão bem fisicamente e atuaram no Valentim Martinez. As demais estão sempre a postos para ajudar no que precisarem. Acredito que o desafio será mais psicológico, pois terá um nível de competição muito elevado. Porém, jogar contra as melhores favorece o amadurecimento e isso é muito bom para a equipe", explica Paula Ishibashi, abertura da seleção.

Na última etapa, em Las Vegas (EUA), a equipe brasileira terminou em quinto lugar. A etapa de Hong Kong contará com 12 seleções, dividas em quatro grupos, com três equipes em cada. As campeãs de cada grupo avançam às semifinais da Taça Ouro. Na sexta-feira, no estádio do Hong Kong Football Club, serão disputados os jogos da fase de grupos e as finais da Taça Prata (entre os segundos colocados) e da Taça Bronze (entre os terceiros colocados). As semifinais e finais da Taça Ouro serão disputadas no sábado, no Hong Kong Stadium, que também receberá as partidas do torneio masculino.

A seleção brasileira feminina ainda irá participar da nona e última etapa do Circuito Women's Challenge Cup, nos dias 11 e 12 de maio, na Inglaterra.

Saiba quem são as jogadoras que representam o Brasil na competição mundial:
 

1- Angélica "Binha" Gevaerd (SPAC) - pilar/hooker
2- Ayna Christovam (SPAC) - ponta/pilar
3- Beatriz "Bia" Pereira da Silva (Desterro RC) - abertura/ponta
4- Edna Santini (São José RC) - médio scrum
5- Julia Albino Sardá (Desterro RC) - pilar/ponta
6- Juliana "Xoxinha" Esteves Santos (Bandeirantes RC) - pilar
7- Maíra "Bernadete" Bravo Behrendt (SPAC) - centro/hooker
8- Maíra Magdaleno da Ros "Da Roça" (Desterro RC) - centro/ponta
9- Mariana Barbosa Ramalho "Mari" (SPAC) - centro/ponta
10- Paula "Paulinha" Ishibashi (SPAC) - médio scrum/abertura
11- Thais "Xuxu" Cruz Rocha (SPAC) - ponta
12- Vanessa Gardellim (São José RC) - abertura/hooker

Comissão Técnica: João Nogueira (Treinador), Claudia Tavares (Fisioterapeuta), Mariana Correa (Psicóloga), Fábio Galdieri (Manager).

Confira as chaves do torneio feminino:

Grupo A: Canadá, Brasil e Rússia
Grupo B: Inglaterra, China e Japão
Grupo C: Austrália, Holanda e Hong Kong
Grupo D: Estados Unidos, Espanha e Tunísia

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook