Seleção juvenil masculina de rugby treina na Páscoa de olho no Sul-Americano

Equipe brasileira quer retornar para o CONSUR A em 2014 / Foto: Mario HenriqueSão Paulo - O feriado promete ser de muito suor e esforço para a seleção masculina de rugby M19. Trinta e dois jovens, com idades entre 17 e 19 anos, se reúnem até o domingo de páscoa no Centro de Treinamento da CBRu, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

 

 

O objetivo é acertar o grupo para vencer o Sul-Americano da categoria, que será disputado em agosto, com data e local a confirmar pela CONSUR (Federação Sul-Americana de Rugby).

"Estamos com uma equipe praticamente definida. Eles se conheceram na Copa Cultura Inglesa, disputada no ano passado, e alguns vieram do processo seletivo realizado em outubro de 2011, que buscava uma renovação. Desde então estamos treinando bastante e acredito que temos um grupo homogêneo e muito unido, que pode render muitos frutos para o Brasil", comenta Federico Spago, manager da seleção.

O título no campeonato deste ano deixa os tupis mais próximos do "CONSUR A" em 2014. Para isso, o time aposta na força do Jacareí RC, que tem despontado como um dos fornecedores de talentos da nova geração. São sete jogadores da equipe do Vale do Paraíba, mais oito que pertencem aos quatro grandes times de São Paulo e 17 vindos principalmente da região sul do país.

"Esse plantel tem demonstrado muita qualidade. Em um amistoso realizado no mês passado contra uma equipe adulta formada por jogadores do São José, Jacareí e Maringá, os meninos venceram por 5 a 0. Isso mostra que eles estão implementando o que está sendo passado nos treinos com muita personalidade", afirma o treinador.

Entenda o sistema de disputa do Sul-Americano Juvenil - Na categoria M19, os países que disputarão os torneios CONSUR "A" e "B" do ano vigente serão conhecidos no Campeonato Sul-Americano disputado na temporada anterior. A equipe que classificar-se em quinto lugar disputará o CONSUR "B" no ano seguinte e o processo de repescagem nessa categoria ocorrerá a cada dois anos.

Em 2011, o Brasil não conseguiu permanecer no CONSUR "A" e acabou rebaixado, disputando, portanto, o CONSUR "B" com Peru, Colômbia e Venezuela em 2012 e 2013.