Sul-Americano de Rugby começa neste sábado com oito países

Seleção masculina se prepara / Foto: Sylvia DiezBento Gonçalves (RS) - A edição de 2011 do Campeonato Sul-Americano de Rugby será realizada neste fim de semana, na cidade de Bento Gonçalves (RS). Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Venezuela jogarão um total de 40 partidas nos dois dias, entre homens e mulheres. O campeonato terá oito jogos transmitidos ao vivo pelo Sportv.  

Nesta quinta-feira, o evento foi lançado em apresentação para a imprensa e contou com a presença de Roberto Lunelli, prefeito da cidade, além do presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Sami Arap, do capitão brasileiro Fernando Portugal, do treinador da seleção feminina João Nogueira, de Hernan Rouca Oliva, gerente geral da Confederação Sul-Americana de Rugby (CONSUR) e Delarci Martins, da Secretaria de Esportes.

"Escolhemos com amor Bento Gonçalves. É muita honra realizar um campeonato do porte do Sul-Americano e isso irá alavancar o rugby não só na região, mas como no Brasil inteiro", contou Sami.

O prefeito do município ressaltou a importância de receber o evento na cidade. "Bento Gonçalves já tem uma tradição do esporte, com o Farrapos, campeão da Copa do Brasil 2010. Estamos satisfeitos e contentes com a realização do torneio. Temos metas para o esporte, como por exemplo, implementar a prática nas escolas municipais", afirmou.

Seleção masculina recebe visita de crianças nesta quinta-feira - A seleção brasileira masculina recebeu a visita de nove crianças, do projeto Sementes do Rugby, comandado por Samuel "Nata", no treinamento desta quinta-feira. Os visitantes aproveitaram para bater bola com os atletas brasileiros por aproximadamente 30 minutos. "É uma alegria enorme ver a criançada jogando rugby desde cedo. Fico muito orgulhoso", disse Samuel.

Uruguai x Chile, no feminino, abrirá o evento, no sábado, ás 13h20. Brasil e Argentina farão o clássico masculino, que encerrará as atividades do primeiro dia, às 21 horas. No domingo, os jogos começarão 10 horas, com destaque para as duas finais, que serão realizadas a partir de 15 horas.

O Sul-Americano será disputado na Arena do SESI, com capacidade para 5 mil espectadores e que conta com área de descanso para os atletas, sala de hidratação, área VIP, campo de aquecimento e sala de imprensa.

Brasileiras lutam pelo heptacampeonato - Na temporada passada, as mulheres ficaram com o 6º lugar no Mundial Universitário, em Portugal, e com o vice-campeonato da Taça de Prata no Torneio de Dubai, nos Emirados Árabes. Além disso, venceram as seis edições do Sul-Americano, inclusive em 2010, na cidade de Mar del Plata, na Argentina. A seleção feminina, atualmente comandada por João Nogueira, nunca perdeu uma partida para seleções sul-americanas.

"Sabemos que todos os países trabalharam e evoluíram muito desde o Sul-Americano passado. Temos de jogar o melhor possível e, para isso, precisamos de foco, dedicação e respeito pelos nossos oponentes", comentou o técnico brasileiro.

Brasil quer vaga no Pan, entre os homens - No masculino, além da disputa pelo título continental, está em jogo uma vaga para os Jogos Pan-Americanos, em outubro, no México. O Brasil disputou torneios pela América do Sul e conquistou ótimos resultados, como o terceiro lugar no Sevens de Punta del Este, no Uruguai. Na mesma competição, o time dirigido por Maurício Coelho derrotou os donos da casa pela segunda vez na história.

"Estamos no caminho certo e os últimos campeonatos comprovam isso. Mas precisamos ter pé no chão e trabalhar muito para subir degraus. Os torneios e treinamentos foram importantes e nossas seleções colocarão isso em prática dentro de campo", explicou Antonio Martoni, diretor esportivo da CBRu.

A melhor seleção colocada entre Brasil, Paraguai, Peru, Colômbia e Venezuela garantirá vaga nos Jogos Pan-Americanos, em outubro, no México. Argentina, Uruguai e Chile, respectivamente os três melhores da edição passada, já estão com passaporte garantido para a competição intercontinental.

Argentina é a maior favorita - Os argentinos são os bichos-papões do rugby sul-americano e defenderão seu favoritismo em Bento Gonçalves. Os "Pumas" têm muita tradição no esporte, venceram todas as edições do torneio e são os atuais vice-campeões da Copa do Mundo de Sevens.

Jogos com transmissão ao vivo - O Sportv transmitirá oito jogos nos dois dias de competição. A primeira partida televisionada será Uruguai x Venezuela, no masculino, às 14h20 do sábado. Na sequência, a emissora passará Argentina x Venezuela pela chave feminina. A partir das 15 horas, o canal fará transmissão ao vivo dos dois confrontos entre Brasil x Paraguai. No domingo, mais quatro partidas serão televisionadas. A partir das 14h20, o Sportv mostrará as duas disputas de terceiro lugar e as duas decisões. Esta será a primeira vez que uma competição realizada no Brasil é mostrada ao vivo por uma emissora de televisão.

Tabela de jogos

Chave feminina
Primeira fase

Grupo A (Brasil, Argentina, Venezuela e Paraguai)

Argentina x Venezuela
Brasil x Paraguai
Argentina x Paraguai
Brasil x Venezuela
Venezuela x Paraguai
Brasil x Argentina

Grupo B (Uruguai, Chile, Colômbia e Peru)
Uruguai x Chile
Colômbia x Peru
Uruguai x Peru
Colômbia x Chile
Chile x Peru
Colômbia x Uruguai

Chave masculina
Primeira fase

Grupo A (Argentina, Brasil, Paraguai e Peru)

Brasil x Paraguai
Argentina x Peru
Brasil x Peru
Argentina x Paraguai
Paraguai x Peru
Argentina x Brasil

Grupo B (Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela)
Chile x Colômbia
Uruguai x Venezuela
Chile x Venezuela
Uruguai x Colômbia
Colômbia x Venezuela
Uruguai x Chile


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook