Técnico neozelandês inicia atividades com seleções brasileiras

Tabs Matson inova treinamentos com metodologia dinâmica / Foto: CBRu / DivulgaçãoSão Paulo - Tabai Matson, que já defendeu a seleção da Nova Zelândia, os temidos All Blacks, atuais campeões mundiais, chegou ao Brasil para inovar. No primeiro contato com as Seleções Masculina e Feminina, realizado neste fim de semana (dias 14 e 15), no CT da CBRu em São José dos Campos, "Tabs" surpreendeu com uma miniatura improvisada de um campo de rugby no chão do auditório, complementada com copos plásticos simbolizando os jogadores, mostrando que a experiência e o dinamismo irão marcar a parceria entre Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e o Crusaders, clube profissional neozelandês.

"Ele conversou bastante. Ficou fácil entender posicionamentos e estratégias com essa metodologia. Depois, fizemos algumas atividades em campo. Quando terminamos, ele mostrou vídeos do nosso treinamento, questionando os próprios jogadores o que eles achavam que estava certo ou errado. Foi realmente interessante e super didático", comenta Ramiro Mina, o Mocho, capitão da Seleção Masculina.

Técnico de aptidão (Skills Coach) do Crusaders, Tabs mostrou-se muito satisfeito com os trabalhos realizados pela equipe. Ele acredita ser possível evoluir para a disputa do CONSUR "A" (Campeonato Sul-Americano de Rugby XV) que será realizado de 17 a 27 de maio, em Santiago, no Chile, com a participação das quatro melhores seleções do continente: Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. "Os jogadores têm muita qualidade, fiquei impressionado. Temos um trabalho promissor e espero que eles melhorem gradativamente", afirma.

A parceria - A CBRu celebrou um contrato provisório com a Federação de Rugby de Canterbury e o Crusaders para auxiliar na implementação do programa de alto rendimento da CBRu. Na primeira fase, o acordo prevê sessões de treinamento com as seleções brasileiras e o preparo de um relatório de avaliação da situação do rugby no país. Tabs ficará no Brasil até o dia 28 de abril, para uma série de atividades. Aguarda-se a chegada de um técnico de jogadores de linha (¾’s) e um técnico de avançados (forwards) até o dia 26 de abril, para dar sequência a preparação da equipe nacional para o CONSUR "A". Após um período de 60 dias, contados a partir de 13 de abril, a CBRu, Canterbury e Crusaders farão tratativas finais na Nova Zelândia, visando assinatura do contrato definitivo de longo prazo.

O Crusaders é a equipe mais vitoriosa na história do Super Rugby, com sete títulos conquistados (1998, 1999, 2000, 2002, 2005, 2006 e 2008). O campeonato é disputado por quinze times de três países (Austrália, Nova Zelândia e África do Sul) e é considerado o maior campeonato de rugby do hemisfério sul.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook