Serviços

Prática de esportes olímpicos norteia a programação do Sesc Verão

Sob o tema "Qual o esporte que te move?", evento ressalta a  importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia da população / Foto: DivulgaçãoSob o tema "Qual o esporte que te move?", evento ressalta a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia da população / Foto: Divulgação

São Paulo - Os Jogos Olímpicos Rio 2016, o maior evento esportivo do planeta, serviram de inspiração para a 21ª edição do Sesc Verão. Entre os dias 8 de janeiro e 28 de fevereiro, a rede de unidades do Sesc São Paulo levará ao público a possibilidade de conhecer e praticar cerca de 70 modalidades olímpicas e paralímpicas, além dos esportes que buscam integrar o rol de Modalidades Olímpicas nas edições dos Jogos de 2020 e 2024.
 
Norteada pelo tema "Qual o Esporte que te Move?", a programação do Sesc Verão 2016 busca sensibilizar as pessoas para a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia. Para tanto, unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado e espaços públicos receberão atividades esportivas, torneios, campeonatos, além de aulas abertas, clínicas, vivências e bate-papos com importantes nomes do esporte nacional. Vale destacar ainda que serão montadas exposições sobre cada modalidade de programação, reforçando a importância da cultura esportiva.
 
 "Qual o Esporte que te Move?" - Desde 2012 o projeto destaca o "Esporte para Todos" na programação. A edição 2016 do Sesc Verão visa promover a prática do esporte para todas as pessoas. Questões como a possibilidade de qualquer espaço poder se tornar um local de prática esportiva, a importância da inclusão "na agenda" de tempo para a atividade física e o fato de que esporte não tem idade, podendo ser praticado por todos, são alguns dos preceitos que regem o Esporte no Sesc São Paulo.
 
Recente pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Esporte aponta que 67 milhões de brasileiros, com idades entre 14 e 75 anos, são sedentários. A pesquisa Diesporte (Diagnóstico Nacional do Esporte) aponta que 45,9% da população brasileira é considerada sedentária sendo o sudeste a região com maior índice de sedentarismo (54,4%). Esse fato reforça a importância da difusão da cultura esportiva e de projetos que motivem as pessoas a buscarem uma prática esportiva.
 
Enquanto ação para a Campanha Move Brasil, que visa aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas, o Sesc Verão proporcionará às pessoas a oportunidade de descobrir qual o Esporte que as move. 
 
Confira a programação do Sesc Santana:
 
EXPOSIÇÕES E INSTALAÇÕES INTERATIVAS NO SESC SÃO PAULO
 
EXPOSIÇÃO GINÁSTICA 360°
 
Exposição temática que apresentará o esporte enquanto elemento cultural. A modalidade Ginástica Artística será apresentada por meio de vídeos, textos, imagens e totens multimídia, que contarão a história do esporte, seus personagens, mitos, curiosidades e a evolução dos movimentos gímnicos.  
 
Área de Convivência. Livre. Grátis.
 
09/01 a 28/02. Terça a sexta, das 10h às 21h. Exceto 10/2. Sábados, domingos e feriado, das 10h às 18h. Exceto 26/1 e 10/2.
 
GINÁSTICA EM FOCO - GESTOS, OLHARES E SENTIDOS
 
Exposição fotográfica instalada na fachada da Unidade, que apresenta toda plasticidade e beleza da execução dos movimentos ginásticos, por meio de imagens de atletas, nacionais e internacionais, durante suas séries, apresentações e treinamentos. As imagens são do fotógrafo oficial das Confederação Brasileira de Ginástica, Ricardo Bufolin.
 
Fachada da Unidade. Livre. Grátis.
 
09/01 a 28/02. Todos os dias, 24h.
 
ARENA SESC DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
 
Instalação esportiva destinada ao contato e experimentação da modalidade olímpica Ginástica Artística, na qual o público frequentador poderá brincar com movimentos realizados nos diversos aparelhos, tais como: argolas, barras, trampolins e traves, assim como saltos e exercícios de solo, que envolvem técnica, força, equilíbrio e flexibilidade dos praticantes. Atividade recomendada para crianças a partir de 7 anos .
 
Ginásio. Livre. Grátis.
 
09/01 a 28/02. Terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriado, das 10h às 18h. Exceto 26/1 e 10/2.
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA PARA CRIANÇAS
 
Ambiente voltado para a vivência de jogos e brincadeiras que remetem à modalidade esportiva Ginástica Artística adaptada para crianças, acompanhadas dos pais ou responsáveis. Por meio de equipamentos lúdicos e adaptados, crianças e adultos serão estimulados a brincar e conhecer os fundamentos básicos da modalidade. Atividade recomendada para crianças de 3 a 6 anos.
 
Área de Convivência. Livre. Grátis.
 
09/01 a 28/02. Terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriado, das 10h às 18h. Exceto 26/1 e 10/2.
 
DEMONSTRAÇÕES, VIVÊNCIAS E BATE-PAPOS COM ATLETAS
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA COM ARTHUR ZANETTI 
 
Apresentação esportiva, seguida de vivência e bate papo com o atleta campeão mundial e olímpico nas argolas Arthur Zanetti.
 
Ginásio. Livre. Grátis.
 
08/01. Sexta, das 19h30 às 21h30
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA COM INSTITUTO YASHI
 
Apresentação esportiva, seguida de vivência com a equipe de competição do Instituto Yashi/SP. 
 
Ginásio. Livre. Grátis.
 
09/01. Sábado, das 15h às 18h
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA COM FLÁVIA SARAIVA 
 
Apresentação esportiva, seguida de vivência e bate papo com a atleta Flávia Saraiva, acompanhada do seu técnico Alexandre Cuia.
 
Ginásio. Livre. Grátis.
 
10/01. Domingo, das 15h às 17h
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA COM KAZUYA DEKITA (JPN)
 
Apresentação esportiva, seguida de vivência com o ginasta Kazuya Dekita (Japão).
 
Ginásio. Livre. Grátis.
 
14/01. Quinta, das 14h30 às 16h.
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA COM SÉRGIO SASAKI 
 
Apresentação esportiva, seguida de vivência e bate papo com o atleta olímpico Sérgio Sasaki.
 
Ginásio. Livre. Grátis.
 
24/01. Domingo, das 15h às 17h
 
AULAS ABERTAS
 
GINÁSTICA ARTÍSTICA NA PRÁTICA
 
Atividades que apresentarão os elementos da ginástica artística, por meio de experimentações nos diversos aparelhos e exercícios de solo, proporcionando diferentes possibilidades motoras e o desenvolvimento de algumas das capacidades físicas envolvidas na modalidade como força, flexibilidade e coordenação. Com a equipe de intrutores de atividades físicas do Sesc.  Atividade recomendada para crianças a partir de 7 anos.
 
Ginásio. Livre. Grátis.
 
12/01 a 26/02. Terça a sexta, das 10h30 às 12h, das 15h30 às 17h e das 19h30 às 21h. Exceto 26/1 e 10/2 .
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook