Expo anatomia humana no esporte começa dia 07 de Maio

Obras – pinturas e desenhos – foram inspiradas na anatomia humana durante a prática esportiva / Foto: Reprodução Otoni Gali Rosa Obras – pinturas e desenhos – foram inspiradas na anatomia humana durante a prática esportiva / Foto: Reprodução Otoni Gali Rosa

São Paulo - A anatomia humana observada na prática do esporte, interpretada de forma artística por meio de pinturas e desenhos. Em síntese, esse é o conceito que norteia a exposição Graphicorpus 3, que o artista plástico, ilustrador editorial, publicitário e professor Otoni Gali Rosa apresenta a partir do dia 07 de maio, às 20h (convidados), no Club Transatlântico, em São Paulo. 
 
A exposição, que ocupará o espaço de exposições do Club Transatlântico, reúne, até o dia 30 de maio, 37 obras produzidas por Otoni, baseadas em três interpretações diferentes sobre o mesmo tema: a anatomia humana. Desta maneira, os desenhos e pinturas que compõem Graphicorpus 3 estão divididos nos seguintes segmentos: Anatomias Interpretadas a partir de fotos (óleo e acrílico sobre tela), Anatomias Interpretadas a partir de Desenhos (óleo e acrílico sobre tela) e Desenhos de Anatomia (crayon e acrílica sobre papel).
 
O artista explica como surgiu a ideia da união entre arte e esporte. “Além da afinidade com o traço, desde muito cedo manifestei minha inclinação para o esporte, praticando várias modalidades como natação, polo aquático, pesca submarina, futebol, vôlei, atletismo, ciclismo e mountain bike. A inspiração, portanto, que me levou a produzir estas obras, foi a junção de duas sensibilidades que já nasceram comigo e as tratei com cuidado e carinho: o amor à arte, a alma, e o amor ao corpo e seu potencial, o físico”.
 
Sob essa perspectiva, o visitante poderá apreciar telas retratando corpos em movimento de ciclistas, homens e mulheres praticando exercícios físicos ou jogando futebol, além de um autorretrato do artista. “Os corpos nus revelam a anatomia humana observada através do gestual apresentado na prática do esporte”, resume o artista.
 
De volta - Os trabalhos que compõem Graphicorpus 3, produzidos entre 2012 e 2014, marcam a retomada de Otoni em sua carreira focada exclusivamente nas artes visuais. Desde suas primeiras exposições, no início dos anos setenta, o artista manteve atividade paralela atuando como ilustrador editorial e publicitário, designer gráfico, diretor de arte e criação publicitária e até como executivo de propaganda e marketing, sendo que nos anos noventa, dedicou-se exclusivamente á sua agência de propaganda.
 
Otoni Gali Rosa – Natural de Olímpia, interior de São Paulo, Otoni Gali Rosa é pintor, desenhista, gravador, ilustrador, professor e publicitário. Iniciou sua carreira em 1959 em São Paulo onde, sob a orientação de Jaime Cortez, passa a desenhar histórias de terror. Ao lado de João Suzuki, professor de desenho artístico, funda o NEAP-Núcleo de Estudos das Artes Plásticas, reunindo nomes como Massao Ono, Álvaro de Faria e Mary Apocalipse. Executa trabalhos para a Feira de Emy Bonfin, que o incentiva a voltar para a produção artística e, a partir daí, dedica-se à temática dos cavalos. 
 
Entre 1967 e 1973, leciona desenho gráfico na Escola Panamericana de Arte de São Paulo. Realiza sua primeira mostra individual na Galeria de Arte do Cades, em Santos, em 1981. Participou de diversas exposições no Brasil, em museus como o MASP, Museu De Belas Artes do Rio De Janeiro, Museu de Arte Brasileira – FAAP, III Bienal De São João Da Boa Vista e Escola Panamericana De Arte.
 
No exterior, participou da coletiva "Centenário de Villa Lobos", em Paris, além de expor também em países como Estados Unidos, Japão, Portugal, Equador e Itália. 
 
SERVIÇO - EXPOSIÇÃO  Graphicorpus 3 de Otoni Gali Rosa
Abertura: 07 de maio, às 20h (convidados)
Visitação: até 30 de maio, segunda a sexta, das 9h às 22h.
Local: Club Transatlântico
Endereço: Rua José Guerra, nº 130
Telefone para informações: (11) 2133-8606
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada franca
Recomendação etária: livre
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook